A Prefeitura de Mogi Mirim, no estado de São Paulo, está investindo no aumento da cobertura arbórea da cidade com a doação voluntária de mudas de árvores nativas. Desde o início deste ano, as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura têm recebido doações de munícipes que possuem tais espécies em suas propriedades. Até o momento, mais de 300 mudas das espécies ipê-roxo e pau-brasil já foram doadas.
Além das mudas recebidas por doação voluntária, a Prefeitura também está recebendo mudas como medida de compensação por corte de árvores, de acordo com a lei municipal de arborização. As mudas estão sendo cultivadas no antigo viveiro do Horto Florestal, que foi reativado em 2021, com a mudança das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura para o local.
Com a reativação do viveiro, a Prefeitura de Mogi Mirim está investindo no aumento do cultivo de árvores, principalmente nativas. Posteriormente, os plantios dessas mudas serão realizados com o objetivo de ampliar a cobertura arbórea do município e seus benefícios, de acordo com o Plano Municipal de Arborização Urbana de Mogi Mirim, elaborado em 2022.
Qualquer munícipe que tiver mudas ou sementes de árvores nativas em sua propriedade e tiver interesse em doá-las, pode ir diretamente às Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, pela Rua Sete de Setembro, 894 – Bairro Aterrado, ou entrar em contato pelo telefone 38141334 e agendar a entrega ou a retirada das mudas.
Além disso, é possível retirar mudas para plantar em sua calçada, residência ou propriedade diretamente no viveiro municipal, localizado na Rua Joaquim Guerreiro Dias, 111 – Bairro Mirante. No entanto, é importante lembrar que todo plantio de árvores em áreas públicas deve ser previamente autorizado pela Engenheira Florestal da Secretaria de Meio Ambiente de Mogi Mirim, Isabela Guardia, através do e-mail [email protected].
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Mogi Mirim espera aumentar a quantidade de árvores nativas na cidade, contribuindo para a melhoria do clima, qualidade do ar, e bem-estar da população.