quarta-feira, junho 12, 2024
INICIALOpiniãoArtigosNovembro Azul: atividade física como uma aliada na prevenção e no tratamento

Novembro Azul: atividade física como uma aliada na prevenção e no tratamento

Em 2011, o “Instituto Lado a Lado pela Vida” iniciou a campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. A partir disso, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) iniciaram divulgações importantes, transformando a data no maior movimento em prol da saúde masculina.

Segundo a Fundação Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), estão previstos 71 mil casos novos de câncer de próstata para o triênio 2023/2025 no Brasil. O Inca explica que, mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 64 anos.

É imprescindível que os homens conversem com seus médicos sobre o tema, principalmente se existem fatores de risco, como histórico familiar da doença. Sendo assim, o melhor é realizar exames periódicos para conseguir um diagnóstico precoce da doença.

Dentre as orientações médicas, estão as atividades físicas, tanto na prevenção como no tratamento. O recomendado é praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas diárias. Sabemos que os benefícios de manter o corpo em movimento são amplamente conhecidos e, nesses casos, especialistas salientam que pacientes com câncer que se exercitam possuem, no geral, melhores evoluções oncológicas, como melhor tolerância ao tratamento e bons resultados, melhora na capacidade cardiorrespiratória, ganhos de flexibilidade e força muscular, e redução de sintomas como dor, fadiga e cansaço.

Gostaríamos de reforçar que um estilo de vida saudável nos âmbitos nutricionais e físicos traz benefícios para as pessoas em tratamento de tumores de próstata; contudo, é fundamental seguir a orientação médica. Aos homens a partir dos 45 anos, já é recomendada a procura médica para a realização dos exames preventivos. “Manter o corpo em movimento é a chave para uma vida saudável”.

RELATED ARTICLES

DA FONTE

Continuísmo letal

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments