A Secretaria de Saúde, em parceria com a fazenda Canto Porto, uma das maiores produtoras de leite do País, realizou palestra sobre planejamento familiar voltada às funcionárias dessa empresa. O evento foi realizado na quarta-feira, 29 e reuniu 15 mulheres que trabalham na propriedade rural, situada às margens da SP-147, entre Mogi Mirim e Itapira.
A enfermeira Dulce Dias de Andrade, responsável pela ESF (Estratégias de Saúde da Família) Sudeste, ficou encarregada de ministrar a palestra às funcionárias, com idades variando entre 20 e 50 anos. Entre os temas em debate, assuntos como métodos contraceptivos, prevenção de gravidez não planejada, dentre outros.
O objetivo desse trabalho é assegurar às mulheres, informação e o acesso aos métodos de contracepção eficazes e seguros, que permitam uma relação segura e saudável, sem que, necessariamente, haja a necessidade de um procedimento cirúrgico de difícil ou até impossível reversão.
Após a palestra, as mulheres puderam tirar suas principais dúvidas sobre o assunto, além de receber dicas da palestrante. No próximo dia 12, o mesmo tema será levado aos funcionários da fazenda Canto-Porto. Conforme a lei federal 9.263/96, o planejamento familiar é direito de todo o cidadão e se caracteriza pelo conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.