sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque Entretenimento10 anos da Feira de Ciências da Escola Bertolaso Stella

10 anos da Feira de Ciências da Escola Bertolaso Stella

Dez anos de Feira Técnico Científico Cultural “Aluno Curioso”! Isso mesmo, nessa semana a Escola Municipal Professor Jorge Bertolaso Stella, localizada no Parque do Estado II, em Mogi Mirim, completou uma década do projeto multidisciplinar com seus quase 320 alunos. A data mais que especial foi comemorada em um mega evento realizado na Estação Educação, localizada no Centro da cidade. O tema da feira deste ano foi Sustentabilidade – Ontem, Hoje e Sempre!

A feira foi aberta oficialmente às 8h de quinta-feira e seguiu até às 20h. No local, os participantes puderam conferir várias atividades. Uma delas era uma sala com exibição de imagens em que os visitantes assistiram o programa The Voice Bertolaso, com videoclipes produzidos para agregar as músicas de hip hop elaboradas pelos alunos com o tema sustentabilidade. Além disso, os estudantes com o acompanhamento dos mestres, em especial do professor de História Filipe Alberto de Souza Silva, também criaram um documentário após visitarem alguns espaços, como um depósito de lixo e uma cooperativa de recicladores de Mogi Mirim.

“Tinha pouco conhecimento sobre vídeo, não sabia muito o que era, mas depois que o professor foi mostrando acabou ficando muito mais fácil”, disse o aluno do 9° ano, Matheus de Lira.

Além da sala de vídeo que atraiu muitos olhares, também havia exposição de arte produzida com material reciclável derivada da temática trabalhada pelos professores durante o ano. Lena Celegatti, professora de Artes, explicou que alunos trabalharam pintando animais da fazenda do personagem Chico Bento, com elaboração de flores, com a op art e também pintura de peixes e tartarugas. Lena explicou que antes de criarem suas obras, os alunos estudaram trabalhos de outros artistas para embasarem suas ideias. “Eles não podiam fazer cópias. Então, trabalhamos primeiro os artistas, como a Tarsila do Amaral que desenvolveu o que é chamado de antropofagia, ou seja, ‘comer pedaços’ para montar seu estilo, é a vivência que constrói”, disse.

Mas as atividades não pararam por aí, não! Algumas salas também trabalharam os tipos de energias que são consideradas limpas e renováveis. Maquetes foram construídas para explicar os sistemas para o público. Já outros alunos trabalharam os termos em inglês que são utilizados nos aparelhos domésticos. “Explico os termos utilizados, como a luz vermelha que é o stand by, significa que está gastando energia, mas em menor quantidade”, destacou a aluna Karine Marriel Farias da Silva, do 8° ano.

Os estados da água também foram trabalhados com os alunos que, com base na história Abuso da água: quem vai pagar o pato?, escrita pela ex-diretora da escola, Doralice Scafi, exploraram o assunto.

Até o fechamento da edição cerca de mil pessoas haviam passado pelo local para prestigiar o trabalho realizado pelos alunos. Diversas escolas do município também foram até o local participar da feira com a Bertolaso.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments