Dez anos de Feira Técnico Científico Cultural “Aluno Curioso”! Isso mesmo, nessa semana a Escola Municipal Professor Jorge Bertolaso Stella, localizada no Parque do Estado II, em Mogi Mirim, completou uma década do projeto multidisciplinar com seus quase 320 alunos. A data mais que especial foi comemorada em um mega evento realizado na Estação Educação, localizada no Centro da cidade. O tema da feira deste ano foi Sustentabilidade – Ontem, Hoje e Sempre!
A feira foi aberta oficialmente às 8h de quinta-feira e seguiu até às 20h. No local, os participantes puderam conferir várias atividades. Uma delas era uma sala com exibição de imagens em que os visitantes assistiram o programa The Voice Bertolaso, com videoclipes produzidos para agregar as músicas de hip hop elaboradas pelos alunos com o tema sustentabilidade. Além disso, os estudantes com o acompanhamento dos mestres, em especial do professor de História Filipe Alberto de Souza Silva, também criaram um documentário após visitarem alguns espaços, como um depósito de lixo e uma cooperativa de recicladores de Mogi Mirim.
“Tinha pouco conhecimento sobre vídeo, não sabia muito o que era, mas depois que o professor foi mostrando acabou ficando muito mais fácil”, disse o aluno do 9° ano, Matheus de Lira.
Além da sala de vídeo que atraiu muitos olhares, também havia exposição de arte produzida com material reciclável derivada da temática trabalhada pelos professores durante o ano. Lena Celegatti, professora de Artes, explicou que alunos trabalharam pintando animais da fazenda do personagem Chico Bento, com elaboração de flores, com a op art e também pintura de peixes e tartarugas. Lena explicou que antes de criarem suas obras, os alunos estudaram trabalhos de outros artistas para embasarem suas ideias. “Eles não podiam fazer cópias. Então, trabalhamos primeiro os artistas, como a Tarsila do Amaral que desenvolveu o que é chamado de antropofagia, ou seja, ‘comer pedaços’ para montar seu estilo, é a vivência que constrói”, disse.
Mas as atividades não pararam por aí, não! Algumas salas também trabalharam os tipos de energias que são consideradas limpas e renováveis. Maquetes foram construídas para explicar os sistemas para o público. Já outros alunos trabalharam os termos em inglês que são utilizados nos aparelhos domésticos. “Explico os termos utilizados, como a luz vermelha que é o stand by, significa que está gastando energia, mas em menor quantidade”, destacou a aluna Karine Marriel Farias da Silva, do 8° ano.
Os estados da água também foram trabalhados com os alunos que, com base na história Abuso da água: quem vai pagar o pato?, escrita pela ex-diretora da escola, Doralice Scafi, exploraram o assunto.
Até o fechamento da edição cerca de mil pessoas haviam passado pelo local para prestigiar o trabalho realizado pelos alunos. Diversas escolas do município também foram até o local participar da feira com a Bertolaso.