sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoEspetáculo MOBRAL estreia nesta noite, no Centro Cultural de Mogi Mirim

Espetáculo MOBRAL estreia nesta noite, no Centro Cultural de Mogi Mirim

Nesta noite, a peça MOBRAL – Mobilização Oral Brasileira da Ruptura que Aliena os Letrados – estreia em Mogi Mirim. A primeira exposição da peça, que foi criada e será apresentada pela Vidraça Cia. de Teatro, que também é da cidade, será às 20h no Centro Cultural. A entrada custa R$ 10 na bilheteria.

O objetivo de MOBRAL é tratar sobre a educação brasileira como um todo, tanto do sistema público como o privado. Conforme frisou Vidraça, a peça não tem como objetivo buscar culpados para a crise na qual se encontra a educação, mas dialogar sobre o assunto e provocar reflexões e, que sabe, motivações para mudanças.

“Trabalhamos com um teatro épico que tem como base a reflexão, a crítica e apontamentos, deixando para o participante a função de procurar ações e soluções ou pelo menos a vontade de mudança e, é neste ponto, que estamos propondo mudanças. Ao final de cada apresentação faremos um bate-papo com o público que quiser ficar para dialogarmos e dar voz para estas ações que possam surgir”, destacou Luiz Dalbo, da Cia. Vidraça.

MOBRAL foi criado a partir da experiência de dois integrantes da Companhia em um curso de extensão da Universidade de Campinas, Unicamp, e que também são arte-educadores. Na ocasião, os atores estiveram ao lado de professores e puderam coletar material para compor a peça. Além do contato, a Vidraça também se inspirou em alguns autores que tratam sobre educação para compor MOBRAL.

“A base da peça começou com a participação de dois atores do espetáculo que estavam fazendo uma extensão na UNICAMP em Arte-educação e no ambiente só tinha educadores, ali a partir de nossos anseios destes participantes as ideias foram tomando forma. Também usamos em nossa pesquisa Piaget, Paulo Freire, Filósofo Mario Cortella, algumas referências da história da educação no mundo, muito de atualidades e temos também como nossa inspiração Rubem Alves”, contextualizou Dalbo.

Crítico desde o início

Esta não é a primeira vez que a Cia. Vidraça de Teatro realiza peças que tratam sobre a sociedade. Diversos temas já foram abordados, como a questão do negro, do morador de rua, do favelado, sobre deficiência, etc.

“Os temas nos geram revolta e a vontade de dar voz a algo que para nós é relevante faz parte do processo de grupo. No espetáculo Carolinas, por exemplo, já falamos da questão da mulher na sociedade e o tema educação já estava nascendo”, finalizou.

Serviço

Peça MOBRAL

Data: hoje

Horário: 20h

Local: Centro Cultural, de Mogi Mirim

Valor do convite: R$ 10, na Bilheteria do Teatro

 

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments