A Baixa Mogiana sediou a primeira corrida de Fórmula 4 da história do Brasil. Entre sábado, 14, e domingo, 15, em meio a uma agenda que também teve provas da Stock Car e da Copa HB20, o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, foi o palco da etapa inaugural do BRB Fórmula 4 Brasil, com três corridas no total.
No sábado pela manhã, uma curiosidade. Como os pilotos vieram, em sua maioria, do kartismo e ainda não estão acostumados a largar parados, a Direção de Prova optou por dar a largada com Safety Car. Após uma volta sob esse regime, a largada foi dada e Pedro Clerot manteve a pole position, enquanto Ricardo Gracia e Lucas Staico se envolveram em um toque. Assim, Pedro Clerot dominou a corrida, tornando-se o primeiro vencedor da história da Fórmula 4 Brasil.
Na segunda corrida, pela tarde, o grid de largada foi definido através da inversão dos oito primeiros colocados na corrida 1. Assim, a pole foi de Felipe Barrichello Bartz, sobrinho de Rubens Barrichello. Ricardo Gracia Filho, que largou em segundo, não demorou a assumir a ponta, que manteve até o final com uma atuação segura e sem erros, recebendo a bandeirada com quase 12 segundos de vantagem.
Na última corrida, já no domingo, Pedro Clerot, da Full Time, confirmou o triunfo depois de uma batalha apertada com Lucas Staico, que compete pela TMG Racing. Ricardo Gracia, também da Full Time, completou o pódio.
Clerot soma 69 pontos no campeonato e abriu 25 de vantagem para Ricardo Gracia, que tem 37. Nicholas Monteiro chegou aos 30 tentos, contra 24 de Lucas Staico. Os primos Felipe Barrichello Bartz e Fernando Barrichello estão empatados com 22 pontos. A próxima etapa do BRB Fórmula 4 Brasil está marcada para os dias 30 e 31 de julho no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
CRÉDITO DA FOTO: Divulgação/BRB F4 Brasil