O ano novo chegou e, que tal, priorizar o cuidado com sua saúde?
Se a resposta for sim, sair do sedentarismo será fundamental.
O grego Hipócrates assegurava, há aproximadamente dois mil anos, que “todas as partes corporais, se usadas com moderação, e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente; se pouco utilizadas, tornam-se mais sujeitas às doenças rapidamente”.
Nos últimos cinquenta anos, por meio de pesquisas, a atividade física passou a ser estudada como fator de prevenção e tratamento de diversas doenças.
Em seu livro, Markus Nahas relata que a inatividade física representa uma causa importante de fraqueza, de diminuição de qualidade de vida e de morte prematura.
E, como já discutimos em outras edições, isso se dá principalmente às facilidades da vida moderna como, por exemplo, os elevadores, escadas rolantes, controle remoto em geral (televisores, portões, cortinas, etc.), shoppings virtuais, jogos eletrônicos (que vêm substituindo as brincadeiras infantis e jogos ao ar livre), dentre muitos outros.
Uma pessoa sedentária é aquela que possui um estilo de vida com o mínimo de atividade física, equivalente a um gasto energético inferior a 500 calorias por semana (somando trabalho, atividades domésticas, locomoção).
Já a pessoa considerada moderadamente ativa realiza atividades físicas que acumulam um gasto energético semanal de, ao menos, mil calorias. Isso corresponde, aproximadamente, a caminhar a passos rápidos por 30 minutos, cinco vezes por semana.
Estes níveis moderados de atividade física podem reduzir, expressivamente, o risco de inúmeras doenças, principalmente, as cardiovasculares.
Por isso, aproveite estes primeiros dias do ano, em que costumamos fazer alguns ajustes em nossos hábitos, e/ou determinamos metas para incluir o cuidado com sua saúde, começando por tornar-se ativo e, se possível, participando de um programa de atividade física com a supervisão de um profissional desta área. Saudável e ativo 2019 para todos!