No dia 20 do próximo mês, as tarifas de água e esgoto sofrerão um ajuste. A resolução da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), que propôs um reajuste de 9,44%, foi publicada no Diário Oficial de Mogi Mirim, na quarta-feira, dia 21.
O reajuste, já autorizado pelo Poder Executivo, por meio de decreto do prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), será aplicado em todas as faixas e categorias. As contas dos contribuintes começam a ser impactadas a partir de 10 de agosto. De acordo com a resolução, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) solicitou a correção dos valores e dos preços públicos dos demais serviços. A Ares-PCJ emitiu parecer favorável ao reajuste por considerar regular o pedido.
Em reunião, na manhã de terça, o Conselho de Resolução e Controle Social (CRCS) analisou e aprovou os índices tarifários propostos. Os usuários e consumidores ainda serão informados sobre o percentual e a data de início do reajuste através de mensagem nas contas de água e esgoto e nos portais da Prefeitura e da própria autarquia.
Os novos valores somente serão praticados pelo Saae após 30 dias da publicação da resolução na imprensa oficial ou em jornal de circulação no município. No ano passado, as tarifas de água de esgoto foram reajustadas em 13,31%. Em 2015, a correção foi ainda maior, chegando a 17,67%.