sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueSecretaria de Saúde promove ações preventivas e de combate às hepatites virais

Secretaria de Saúde promove ações preventivas e de combate às hepatites virais

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, na última quarta-feira, às ações preventivas referentes ao Julho Amarelo, mês alusivo ao combate das hepatites virais. A Prefeitura informou que a iniciativa tem como meta atender aos munícipes em geral, além de organizar uma capacitação específica para profissionais liberais.

Segundo a secretária de Saúde, Rosemary Fátima Silva, a Rose, o trabalho é de conscientização e visa prevenir quanto aos cuidados básicos e necessários para a manutenção da qualidade de vida e bem-estar da população. As ações, que começaram no dia 26, durante a Feira Noturna no Espaço Cidadão, foram realizadas das 18h às 21h. No local, foram feitos testes rápidos, e gratuitos, em uma tenda montada pela secretaria.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas em todas as regiões da cidade, também farão os testes. De acordo com a secretária, não é necessário encaminhamento porque o resultado sai em 30 minutos. Hoje, pela manhã, a Saúde promoveu ainda uma ação específica para os profissionais das áreas de manicure, pedicure, body piercers, tatuadores e podólogos.

Eles tiveram um encontro na Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), onde foi ministrada a palestra “Riscos de contrair hepatites no exercício da profissão”, pelo infectologista João Paulo Grecco. No local, também houve testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C e vacinação para hepatite B.

Dados
Em 2016, o Brasil registrou 42.830 casos de hepatites virais. O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, sendo que muitos não sabem que os têm. As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E.

São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No país, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

SAIBA MAIS

Como ocorre a transmissão destas doenças?
– Relação sexual desprotegida (o não uso da camisinha nas relações sexuais) com alguém que se encontra infectado;
– O compartilhamento de objetos perfurocortantes, piercings, materiais de tatuadores, materiais de manicure e pedicure, materiais de acupuntura, seringas e agulhas contaminadas e por transfusão de sangue contaminado ou, ainda, da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou no momento do parto, também podem transmitir essas infecções;
– No caso do HIV, a transmissão pode ocorrer também durante a amamentação.

Quem deve fazer os testes de hepatites B e C, HIV e sífilis?
Os testes são indicados para qualquer pessoa que passou por alguma das seguintes situações de risco:
– Manteve relação sexual (oral, vaginal, anal) sem uso de camisinha;
– Teve alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou tuberculose;
– Compartilhou agulhas ou seringas;
– Se estiver grávida.

Qual a importância de fazer o teste?
– Se o resultado do teste for positivo, poderá iniciar o tratamento imediatamente, pois isso, pode lhe trazer mais qualidade de vida, além de evitar a transmissão para outra pessoa;
– Em caso de gravidez, é possível prevenir a infecção no bebê por meio de acompanhamento e tratamento adequados.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments