Um motorista embriagado provocou um acidente de trânsito e deixou uma criança de 4 anos ferida, na tarde do último domingo, dia 12, na região da zona Norte da cidade. O acidente ocorreu na rotatória de acesso à Rodovia Adhemar de Barros (SP-340) com a Avenida Pedro Botesi, por volta das 17h.
O estado de embriaguez foi atestado pelo médico legista após exame clínico no Instituto Médico Legal (IML) de Mogi Guaçu, já que o motorista, um engenheiro de 42 anos, teria se recusado a fazer o teste do bafômetro e a fornecer amostra sanguínea para a realização do exame toxicológico.
A Polícia Militar (PM) foi acionada e apurou que o engenheiro dirigia um Ford Ka, branco, com placas de Belo Horizonte-MG, quando, ao sair da rodovia e entrar na alça de acesso, colidiu contra a lateral de um outro veículo, um Ford Fiesta, prata, de Mogi Guaçu.
No Fiesta, viajavam um autônomo de 40 anos e a criança. Eles seguiam pela rotatória, sentido bairro-Centro. Com ferimentos, a menina foi socorrida até o Pronto-Socorro (PS) do Hospital 22 de Outubro. A vítima passou por atendimento médico e teve alta.
Diante dos fatos, o delegado confirmou a voz de prisão em flagrante e arbitrou uma fiança de R$ 5 mil. Após o valor apresentado, o homem foi liberado. A Polícia Civil registrou o caso como lesão corporal na direção de veículo automotor e embriaguez ao volante.
Dados
Segundo uma publicação da Agência Brasil, a pesquisa Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014, do Ministério da Saúde, apontou que as capitais em que os entrevistados mais admitiram dirigir após beber são Florianópolis e Palmas.
Os menores índices foram os de Vitória, do Rio de Janeiro e do Recife. Dos que mais admitiram consumir álcool antes de assumir e direção, 10,7% são homens. Apenas 1,7% das mulheres assumem o risco de beber e dirigir.
A Lei Lei 11.705/2008, a chamada Lei Seca, alterou o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e estabeleceu limites de concentração de álcool no sangue para motoristas. Em dezembro de 2012, foi sancionada a Lei 12.760 que fez nova alteração no Código de Trânsito e estabeleceu tolerância zero ao álcool.