sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Estado de ambulância da Secretaria de Saúde é denunciado na internet

Estado de ambulância da Secretaria de Saúde é denunciado na internet

Imagens de carro foram divulgadas por motorista da Saúde. o vereador Marcos Gaúcho (Foto: Reprodução Facebook)

O estado de uma ambulância de Mogi Mirim foi denunciado em um vídeo postado recentemente nas redes sociais. Nas imagens, divulgadas pelo motorista da Secretaria de Saúde, o vereador Marcos Antonio Franco, o Marcos Gaúcho (PSB), a porta traseira do veículo, quebrada, aparece fechada apenas com o auxílio de uma corda.

Na postagem, o motorista afirma que a situação coloca em risco a segurança dos próprios funcionários e dos pacientes. “Eu que trabalho com essa ambulância aqui. Veio a ordem lá da secretaria que quando tivesse trabalhando de dia, um motorista ficava conduzindo a ambulância e o outro, atrás, segurando”, relatou Gaúcho.

Segundo ele, o carro foi utilizado para transportar um idoso, que faz tratamento de hemodiálise, e mais três pacientes que estavam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada em dezembro do ano passado, na região da zona Leste. “Uma funciona pela metade e a outra nem funciona mais. E faz um ano que eu estou pedindo para arrumar isso aqui”, destacou Gaúcho, sobre a má conservação dos veículos.

No vídeo, o vereador ainda disse que não vai parar com as denúncias, criticando a condição. “Daqui por diante, eu vou pegar pesado. Pode ser a secretária, o prefeito, quem seja. Eu não vou aceitar mais. Isso aqui é um relaxo”, desabafou. Na última semana, em uma outra publicação no Facebook, moradores reclamaram sobre uma maca quebrada, com os parafusos soltos, alertando sobre o perigo dos pacientes caírem no momento do transporte, e cobraram novas ambulâncias.

Além de problema na porta, situação de maca também gerou reclamação nas redes (Foto: Reprodução Facebook)

Outro lado
Procurada pela reportagem de O POPULAR, a Secretaria de Saúde informou, via Assessoria de Comunicação, que a ambulância com problemas na porta traseira não foi mais utilizada desde o momento em que se identificou a quebra da trava. A Saúde já solicitou ao setor de compras a troca do equipamento. Atualmente, apenas três veículos, incluindo ambulâncias da Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estão em circulação na cidade. Outros cinco carros permanecem em manutenção.

A Prefeitura ainda esclareceu que em nenhum momento houve determinação da secretária Rosemary Fátima Silva, a Rose, ou de qualquer outro responsável pela frota da pasta, para que o veículo fosse utilizado nessas condições. “A secretária, inclusive, está fazendo um levantamento dessas informações que circularam nas redes sociais para investigar a veracidade dos fatos”, ressaltou a Comunicação.

O Executivo também afirmou que há um esforço conjunto para manter as ambulâncias rodando em sua totalidade, mas o tempo de utilização e a quilometragem utilizada diariamente resultam em constantes quebras. “A necessidade de troca de peças específicas para esses veículos voltarem a rodar e a variedade de marcas das ambulâncias em circulação tornam o processo um pouco mais moroso”, explicou. De acordo com a Prefeitura, há expectativa de recebimento de outras ambulâncias, por intermédio de parlamentares e de solicitações junto ao Ministério da Saúde, contudo ainda sem previsão de chegada ao município.

Com relação às macas, a Administração Municipal confirmou que realmente há constantes quebras e reparos devido à variação do peso dos doentes e adiantou que será aberta licitação para compra de novas, no começo desse ano. “Não há registro de ocorrências de pacientes feridos em macas utilizadas em ambulâncias da Secretaria de Saúde”, completou.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments