terça-feira, abril 22, 2025
INICIAL☆ DestaqueChapa Renovação vence as eleições da Acimm; Luizinho Guarnieri eleito presidente

Chapa Renovação vence as eleições da Acimm; Luizinho Guarnieri eleito presidente

A Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) elegeu a chapa Renovação dos empresários Luiz Antônio Guarnieri, o Luizinho, e José Luiz Ferreira, o Zé da Pentagon. As eleições para a presidência foram realizadas durante a última sexta-feira, dia 16, na sede da entidade. A votação teve início às 10h, com a leitura das cláusulas do processo eleitoral.

José Ferreira e Luizinho Guarnieri, da chapa “Renovação”, celebraram vitória no pleito (Foto: Diego Ortiz)

A apuração começou às 19h. Em poucos minutos, foram computados 201 votos, sem nulos e brancos. A chapa Renovação venceu com 113, enquanto a chapa Acimm para Todos, encabeçada pelo empresário Reynaldo João Milani Filho, com o atual presidente Sidney Coser de vice, teve 88. Embora eleito presidente, Luizinho não assumirá o cargo de imediato, uma vez que terá que aguardar o julgamento do mérito da ação civil, que corre na 2ª Vara da Comarca, para tomar posse. Enquanto isso, Coser continua no comando da Acimm.

O pleito ocorreu de forma pacífica. Tanto Coser quanto Filho reconheceram a vitória da chapa opositora e parabenizaram os adversários. “Isso chama-se democracia. Acho bacana”, declarou Coser à imprensa. Coser ainda destacou o trabalho, o apoio dos amigos e disse que deixou a humanização como legado do seu mandato.

Já Luizinho disse estar satisfeito e classificou o momento da vitória como “indescritível”. O empresário, também ex-vereador, adiantou que irá atuar para mudar a mentalidade da Acimm, além de estreitar os laços com os associados, governos, inclusive o municipal, e entidades. “A meu ver, fazia muita festa”, afirmou, em crítica à gestão de Coser. Outro ponto questionado por Luizinho foi o processo para concorrer à disputa. “Foi tenso. Não precisava ter impugnado”, destacou.

Relembre
Antes mesmo do pleito, situação e oposição já travavam um embate. Isso porque quatro integrantes da chapa Renovação foram desabilitados, em reunião da diretoria e corpo jurídico da Acimm e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O motivo, segundo informado pela chapa opositora ao O POPULAR, estava relacionado ao não cumprimento de artigos previstos no estatuto da entidade.

Nele, é exigido que quaisquer membros da Diretoria Executiva, dos Conselhos da Mulher Empresária, Consultivo e Deliberativo, no caso, atuem como empresário na cidade por ao menos cinco anos e que a empresa do qual o sócio ou titular seja filiado tenha, no mínimo, três anos de filiação na Acimm. O erro foi reconhecido pela chapa opositora, que apresentou pedido de reconsideração indicando os substitutos, já encaminhados.

Como a entidade emitiu parecer negativo à solicitação, a chapa entrou com uma ação civil com pedido de tutela antecipada de urgência, requisitando a inclusão da Renovação na disputa. Na noite da última quinta-feira, dia 15, a Justiça concedeu tutela provisória favorável a Luizinho e determinou que sua chapa participasse das eleições, sob pena de multa de R$ 10 mil.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments