Entre os dias 3 e 7 de setembro, Mogi Mirim poderá acompanhar mais uma vez um de seus principais talentos na elite da natação nacional. Conrado Coradi Lino, nadador da Free Play/Sejel, representará a cidade no Troféu José Finkel. O Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação acontecerá no Clube Curitibano, em Curitiba (PR). De acordo com a organização, o José Finkel de 2019 terá quase 300 atletas. O torneio nacional mais importante do segundo semestre retorna à capital paranaense após 34 anos.
O atleta está inscrito em quatro provas. A primeira será os 100 metros nado borboleta, que acontece logo na primeira etapa. No dia 4, será a vez de encarar os 200 metros nado peito. No dia seguinte, ele desafia os 200 metros medley e, no dia 7 de setembro, será a vez de nadar os 400 medley.
As finais A e B já possuem horários definidos e devem ser transmitidos pelo SporTV, seguindo sempre a sujeição a alterações da grade da emissora. A TV CBDA também transmitirá a competição em suas plataformas, como o Youtube. As eventuais finais de Conrado estão agendadas da seguinte forma: 100 borboleta (Final A – 17h35 e Final B – 18h56); 200 peito (Final A – 17h35 e Final B – 19h09); 200 medley (Final A – 17h51 e Final B – 18h38) e 400 medley (Final A – 17h38 e Final B – 18h47).
O nadador alcança em 2019 a sua oitava edição consecutiva de José Finkel. A primeira foi em 2012, promovida no SESI, em São Paulo, quando foi o 32º nos 100 medley e o 44º nos 200 medley. No ano seguinte, no Corinthians, já mostrou evolução e ficou com a 10ª posição nos 200 medley, sua única prova nadada naquela edição.
Em 2014, encarou três provas. Em Guaratinguetá, alcançou o quarto lugar nos 100 medley e ainda foi o 11º nos 200 medley e o 13º nos 400 medley. “Foi um momento inesquecível. Ainda estava em meus primeiros anos na categoria sênior e registrar marcas como aquelas, definitivamente, me motivaram a seguir meu caminho”, frisou Conrado.
Em 2015, no Pinheiros, foi o quinto colocado nos 400 medley e sétimo nos 200 medley, além de 15º nos 200 costas. No ano seguinte, no Internacional, em Santos, fez nono (200 medley), 10º (400 medley) e 11º (100 medley) e em 2017, na Unisanta, mais uma vez em Santos, ficou com o 11º lugar nos 200 medley e 14º nos 100 borboleta.
O desempenho de alto nível voltou a ser registrado no ano passado, quando foi o 34º atleta mais eficiente de toda a competição. Conrado voltou a conquistar uma quarta posição, nos 400 medley. Fez ainda a sétima nos 100 medley e a oitava nos 200 medley, além de um 16º lugar nos 100 borboleta. “Nós batemos de frente com toda essa galera. Foram quatro finais e quatro melhores tempos da vida, nas quatro provas em que nadei, em cinco dias de competição”, relembrou o nadador.
Para a sua oitava edição de Finkel, o nadador mogimiriano quer mais. Reconhece que a natação nacional tem atletas em ótima fase, vide os desempenhos recentes em competições internacionais, como os Jogos Panamericanos, disputados em Lima. Concorrência que amplia a motivação de Conrado.
“Eu tenho a competição no meu sangue, não tem jeito. Mais uma vez, o trabalho com o Ri (Ricardo Martiniano, coordenador técnico da equipe), foi de alto nível e me sinto preparado para brigar pelas vagas nas finais e, posteriormente, pelas melhores posições. O foco é a medalha, sempre. Não pode ser diferente para um competidor de alto rendimento”, exclamou o atleta da Free Play/Sejel.
Vaga
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) publicou em julho o boletim de critérios para a Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Sulamericano Absoluto de 2020 e o Troféu José Finkel será a seletiva única para a competição do ano que vem. O Brasileiro agendado para ocorrer entre 3 e 7 de setembro, em Curitiba (PR), terá apenas provas olímpicas e somente tempos das finais serão contabilizados.
“Assim como eu disse que o foco em medalhas é uma constante, se há vagas em jogo, é lógico que elas também estão no horizonte. Vamos em busca do melhor desempenho e, se sobrar um índice para o Sulamericano, será ainda mais fantástico”, enalteceu.
Porém, há levantada uma questão. O conflito de datas do Sulamericano com a Seletiva Olímpica do Brasil no próximo ano. A Confederação Sulamericana de Natação (CONSANAT) divulgou o calendário do Sulamericano colocando as provas de natação de 29 de março a 5 de abril em Buenos Aires, na Argentina. O problema é que a seletiva brasileira para a Tóquio 2020 acontece no Troféu Brasil marcado desde 2018 para o período de 20 a 25 de abril, no Maria Lenk, Rio de Janeiro.
Com apenas duas semanas de intervalo, o Sulamericano pode não ficar muito atrativo para quem está brigando por vaga olímpica e na busca dos índices para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A situação chegou a ser discutida pelo Conselho Nacional de Alto Rendimento da CBDA, que optou por estabelecer os critérios e fazer a convocação com os atletas que estiverem dentro dos procedimentos estabelecidos e desejarem tomar parte no evento.