LARANJEIRAS – A audiência pública para discutir as obras da fase 2 do Parque das Laranjeiras, marcada para esta sexta-feira (13), às 18h30, na Câmara Municipal, foi desmarcada. Uma nova data será definida. Solicitada pelo vereador Robertinho Tavares, a reunião teria a participação de membros do governo municipal para tirar dúvidas que ficaram na última audiência pública sobre o assunto, um mês atrás. Uma delas foi levantada por Moacir Genuário, que recebeu ofício da própria Prefeitura informando que não haveria verba suficiente para a conclusão das obras de pavimentação asfáltica da fase 2, conforme divulgado com detalhes por este jornal.
IPTU – Moacir Genuário encaminhou ao prefeito Carlos Nelson Bueno, esta semana, minuta de projeto de lei sobre a isenção do pagamento do IPTU para imóveis locados por igrejas. Ele cita como exemplos as cidades de São Paulo e Fortaleza (CE), que já têm lei neste sentido. A proposta do parlamentar sem dúvida agrada os templos religiosos, que poderão ter uma despesa a menos, uma vez que no valor do aluguel já está embutido a cobrança do imposto. Mas, vai depender do prefeito Carlos Nelson em atender ao requerimento do vereador da oposição. Isso porque cabe ao Executivo criar leis sobre mudança na cobrança de tributos fiscais do Município.
PODEMOS – O empresário e ex-prefeito Ricardo Brandão está de partido novo. Ele se desligou do MDB e se filiou ao Podemos, que tem Mário Covas Neto como presidente da executiva estadual. Brandão, que foi segundo colocado nas eleições de 2016 para prefeito, já declarou que vai pra disputa em 2020. Não pelo MDB, porque o presidente do diretório municipal, Moacir Genuário, declarou que não daria legenda a ele. Agora de casa nova, o ex-prefeito Ricardo Brandão começa a trabalhar para tentar superar os mais de 12,7 mil votos que teve nas últimas eleições e, consequentemente, o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), seu principal adversário político.
CENÁRIO – E por falar em eleições, a pouco mais de um ano para o pleito municipal o tabuleiro eleitoral começa a receber suas peças. Já é dada como certa as candidaturas de Carlos Nelson Bueno, pelo PSDB, e de Ricardo Brandão, pelo Podemos. O PSD, de Danilo Zinetti, deve lançar candidato próprio à majoritária. PT, MDB e PR também podem concorrer, como fizeram em 2016. Coronel Vanderlei, candidato nas últimas eleições pelo PRP, é outro nome que poderá estar na corrida pela Prefeitura. E tem ainda o PSB do ex-vereador e atual presidente da Acimm, Luiz Guarnieri. E não se pode se esquecer do nome do ex-prefeito Paulo Silva, hoje filiado ao PDT, e que não tem mais impedimento nenhum da Justiça Eleitoral contra ele. Pelo cenário que se desenha, Mogi Mirim poderá ter, ao menos, três fortes candidatos a prefeito, ao contrário da bipolarização da eleição passada.
PLANO DIRETOR – A Câmara Municipal montou um grupo de trabalho para acompanhamento da revisão do Plano Diretor da cidade, de responsabilidade do Poder Executivo. A comissão do Plano Diretor terá 10 participantes, cada um representando seu partido no Parlamento. São eles: André Mazon (PTB), Cristiano Gaioto (PP), Fábio Motta (PSDB), Gebê (SD), Gerson Rossi Junior (PPS), Jorge Setoguchi (PSD), Samuel Cavalcante (PR), Tiago Costa (MDB), Robertinho Tavares (Patri) e Maria Helena Scudeler de Barros (PSB), que também é a presidente da comissão. “Vamos acompanhar o trabalho de revisão do Plano Diretor feito pela Prefeitura para quando vier para a Câmara já ter conhecimento daquilo que vamos votar, sem precisar ficar recorrendo à Prefeitura para sanar dúvidas. Na prática, o nosso acompanhamento vai agilizar a votação do novo Plano Diretor no Legislativo”, comentou Maria Helena.
SEM DESFILE – Todos sabiam que não haveria desfile cívico e militar nas comemorações do 7 de Setembro em Mogi Mirim, diferente de muitas outras cidades. E esse fato foi amplamente criticado por alguns vereadores na sessão legislativa de segunda-feira, 9. Robertinho Tavares foi um deles. Ele lamentou o fato de uma fanfarra da cidade, a da Ernani Calbucci, ter de mostrar o talento de seus integrantes fora da cidade, no caso em Mogi Guaçu. “Eles fizeram uma apresentação linda no desfile de 7 de Setembro, em Mogi Guaçu. Pena que não temos desfile”, destacou. A Prefeitura promete um belo desfile para a ocasião do aniversário de 250 anos da cidade, dia 22 de outubro. Para todos os mogimirianos matarem a saudade.