Na última semana, o Centro de Especialização e Base Educacional (Cebe) estreou mais uma edição do Instala Cebe, que se trata de uma exposição acompanhada de uma instalação. É a segunda vez que a organização realiza a atividade, que nesta oportunidade foi produzida e alinhada com a 5ª edição do Sarau Literário Online da entidade.
O tema, tanto o sarau virtual, realizado na última semana, quanto para o Instala Cebe, foi Estação Cebe do Samba.
A exposição e instalação, que segue em andamento até o dia 24 deste mês, é composta por pinturas em vinis e telas da artista plástica convidada Juliana Bueno, instrumentos musicais, capas de discos, máscaras em papel machê e papietagem, cartaz e pintura em tecido, além de personagem em biscuit e prints de obras dos artistas Di Cavalcanti e Heitor dos Prazeres.
Além das peças da artista, entre os trabalhos mencionados estão obras dos aspirantes do Cebe e dos funcionários que também colaboraram com a mostra.
Aberto para visitação, seguindo os protocolos de segurança, o Instala Cebe está disponível no rol de entrada da organização. A visita pode ser feita entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira.
A 2ª edição do Instala Cebe teve curadoria de Ludmila Fontoura e a produção cultural da 5ª edição do Sarau Literário do Cebe foi de Natália Valéria.
O Instala Cebe faz parte do Projeto Cebe em Cena e conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre o sarau
O Sarau Literário é um evento realizado anualmente pelo Cebe e que visa a valorização da literatura por meio das mais variadas formas de expressão artística. O sarau tem um tema central, escolhido a cada ano e, em torno dele, os jovens elaboram diversas apresentações.
Em 2021 o tema foi o Samba e se apresentaram os aspirantes das turmas 70, 71, 72 e 73. Os aspirantes são os jovens que participam do curso pré-profissional do Cebe.
Os vídeos das apresentações estão disponíveis dentro do Youtube da entidade: Cebe Cebe. (Da Redação)