domingo, abril 13, 2025
INICIAL☆ Destaque Entretenimento3 em 1: Centro Cultural de Mogi tem exposição sobre Fernando de...

3 em 1: Centro Cultural de Mogi tem exposição sobre Fernando de Noronha

Na noite de amanhã, sexta-feira, a partir das 19h30, será inaugurada no saguão do Centro Cultural de Mogi Mirim a exposição Fernando de Noronha: um paraíso brasileiro, com imagens de Valter Polettini. Valter é membro do Centro de Documentação Histórica de Mogi Mirim, o Cedoch, que recebe o nome de Joaquim Firmino de Araújo Cunha. O evento de estreia contará ainda com apresentação de música do sexteto Grupetto de Sala, coordenado pelo músico Marcos Orlando, e performance do grupo Vidraça Produções Artísticas. Por conta de serem múltiplas artes, o evento tomou o nome de 3 em 1. Após a data da estreia, somente a exposição continuará em andamento, o que ocorrerá até o dia 28 de setembro. A entrada no evento será gratuita.
Valter comentou que no total serão 30 imagens expostas e que mostram desde a natureza até o pequeno centro de Fernando de Noronha, que é um arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco. As fotografias visam mostrar a beleza e costumes do espaço, que é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Tecnologia (Unesco) como Patrimônio Natural da Humanidade.
As fotografias foram feitas por Valter no ano passado, quando esteve por duas vezes em Fernando de Noronha. Mas ele contou que visitou o local em outras oportunidades também.
As imagens que Valter Polettini fez do arquipélago foram exibidas no centenário da cidade de Presidente Prudente, quando foi convidado a expor, e agora chega até Mogi Mirim para que o público também possa apreciar as imagens, como o maravilhoso pôr-do-sol, os pássaros e as enormes tartarugas que habitam a região.
Na ocasião, Valter recordou sobre quando começou a fazer fotos e a publicá-las. Ele relatou que foi em 1977 que fez sua primeira exposição e que alguns dos temas que já trabalhou são Egito, Dia da Consciência Negra, Índia, etc.
Seu arquivo fotográfico é extenso, uma vez que Valter viaja bastante. Segundo ele são mais de um milhão de fotos, sendo que muitas séries estão prontas aguardando para serem divulgadas em livros. “Tenho em torno de dez temas que pretendo lançar, sendo que duas séries estão prontas. Uma é sobre crianças e chamada Inocência e a outra é sobre paisagismo”, explicou.
Outra obra, que poderá ser publicada no futuro, se trata de um livro com textos e imagens já divulgados em O POPULAR, em que Valter Polettini, acompanhado da jornalista Vanda Vedovatto, publicava sobre viagens, incluindo imagens do seu acervo, o que, segundo ele, era uma excelente oportunidade de mostrar o mundo para outras pessoas.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments