Nesta semana, em algumas cidades do estado de São Paulo, os termômetros registraram temperaturas acima de 40ºC.
Esse calor fora de época, além de exigir o maior consumo de certos aparelhos, como o ar-condicionado, fez muita gente adquirir novos modelos.
E para evitar a sobrecarga de energia, é importante que o cliente comunique à concessionária sempre que instalar novos aparelhos.
O principal problema causado por uma sobrecarga é colocar em risco as instalações elétricas e consequentemente, as pessoas que estão no local.
Quando a declaração de carga é feita de forma correta, a empresa dimensiona a rede de distribuição (transformadores e cabos) necessária para atender adequadamente a unidade consumidora, mantendo assim a qualidade da energia recebida e a segurança no local.
É importante que o cliente informe corretamente todas as cargas, principalmente as que causam perturbações e oscilações no sistema elétrico, como freezers, aparelhos de solda e ar-condicionado.
No pedido de ligação também é importante o cliente informar se a solicitação será para atendimento definitivo ou provisório.
O contato para atualização de carga pode ser efetuado pelo telefone 0800 701 01 02 ou pelo WhatsApp (19) 2122-1696 da concessionária.
Além das dicas para evitar a sobrecarga, a Elektro reforça orientações de economia para enfrentar essa onda de calor:
Mantenha temperatura agradável do ar- condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar-condicionado no calor. Deixar o aparelho em uma temperatura estável que refresca e ajuda a reduzir o valor das contas.
Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.
Lembre-se de fechar as portas e janelas para manter a temperatura desejada no local.
Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes.
Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas.
Pesquise os modelos e potências para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.
Chuveiro Elétrico
Na maioria das vezes, é o aparelho que mais consome energia em uma residência. Por isso, sempre que possível, mantenha-o na função verão.
Nunca mova a chave verão/inverno do seu chuveiro com ele ligado. O choque pode ser fatal.
Geladeira e Refrigerador
Evite abrir e fechar a porta do aparelho a todo instante. Não seque roupas atrás da geladeira. Além de sobrecarregar o aparelho, aumenta o consumo de energia.
Verifique sempre o estado das borrachas de vedação.
Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.
Dê preferência sempre às lâmpadas de LED. Retire as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. O reator acoplado pode consumir energia, caso o interruptor esteja ligado. (Da Redação)