MULTADO
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) acatou recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE), mantendo a multa no valor de R$ 5 mil ao candidato a prefeito Danilo Zinetti (PSD) por propaganda antecipada. O MPE fez a denúncia, mas Danilo obteve vitória em 1ª instância. O órgão fiscalizador, então, recorreu ao TRE. E o juiz relator do caso, Maurício Fiorito, entendeu que a propaganda feita pelo então pré-candidato não visava apenas a promoção pessoal, mas eleitoral também, e antes da data legal. Danilo Zinetti afirma que não fez campanha antecipada e informou que vai recorrer da decisão, levando o caso até a última instância se for o caso. “Não fiz nada mais que os outros pré-candidatos vinham fazendo”, destacou.
PARDAL
Para denunciar irregularidades em campanhas eleitorais, aglomerações envolvendo candidatos e cabos eleitorais chame o Pardal. Esse é o nome do aplicativo, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral de combate à corrupção eleitoral, como foco para os ilícitos cometidos na propaganda eleitoral. Denúncias podem ser feitas pelo App por qualquer cidadão. Basta enviar uma foto do fato ilícito e um relatório apontando a irregularidade a ser apurada, tanto pela Justiça Eleitoral quanto pelo Ministério Público Eleitoral. O eleitor-cidadão deve procurar o aplicativo na loja de seu dispositivo móvel. O Pardal é gratuito e tem versões para os sistemas operacionais IOS e Android.
IMPUGNAÇÃO
A primeira tentativa de tirar do páreo um candidato partiu de Danilo Zinetti, candidato a prefeito pelo PSD. Ele ingressou com pedido de impugnação contra o candidato à reeleição Carlos Nelson Bueno (PSDB) na Justiça Eleitoral. Ele alega inelegibilidade de CNB por causa de suas contas de 2012 que foram reprovadas pelo Tribunal de Contas (TCE), mas aprovadas na Câmara, em 2017, por 11 x 6. Ou seja, teve aprovação da maioria absoluta, mas não da maioria qualificada, que são dois terços dos votos. Por isso, Danilo entende que, com as contas rejeitadas, CNB não poderia disputar as eleições. Por outro lado, a defesa de Carlos Nelson alega que a própria Justiça reconheceu que as falhas apontadas pelo TCE não ocorreram, de fato. Segue o barco.
PSDB JUVENTUDE
Dias depois do principal candidato da oposição, o ex-prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT), apresentar o apoio do jovem cientista político João da Mata, anunciado como presidente do PSDB Juventude, partido de Carlos Nelson Bueno, candidato à reeleição, o prefeito reuniu a juventude do partido para ratificar o apoio dos tucaninhos à sua candidatura. Na ocasião do anúncio do apoio de JM ao pedetista, a Executiva Municipal tucana havia informado, em nota, que não existia oficialmente a Juventude PSDB constituída no município, muito menos presidente em exercício. Agora tem? O partido diz que sim, e agora bem representada. É tudo jogo político. Queda de braço no melhor estilo toma lá da cá. Viva as eleições.
EM CAMPANHA
Os candidatos a prefeito, vice e vereador estão gastando a sola de sapato. Uns para reforçar o que já fizeram, outros para provar que podem fazer muito mais pela cidade. Carlos Nelson Bueno (PSDB) e Paulo Silva (PDT) têm tentado demonstrar capacidade de governança e administrativa colocando à prova tudo que já fizeram e pretendem fazer por Mogi Mirim, embora tentem sempre que possível desmontar o discurso um do outro. Danilo Zinetti (PSD) vem nessa toada e, assim como os dois principais candidatos a prefeito da cidade, tentando mostrar seus projetos em reuniões pequenas nas comunidades. É o que dá pra fazer em tempos de pandemia. Essa é uma campanha mais intimista e menos massiva, apesar do poder das redes sociais.
SABATINA
O prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) abriu a série de entrevistas da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim com os candidatos a prefeito nesta quinta-feira (15). Nesta sexta (16) é a vez de Danilo Zinetti, candidato do PSD, ser entrevistado pela Acimm. A sabatina será transmitida ao vivo, às 19h30, pelo Facebook da entidade: @acimmmogimirim. Semana que vem não tem sabatina, só na outra. Mas tem entrevistas com os candidatos por parte de um grupo intitulado Coletivo de Artistas de Mogi Mirim, que vai sabatinar os candidatos no dias 20 (Carlos Nelson e Ricardo Brandão), 27 (Paulo Silva e André Mazon), 29 (Danilo Zinetti e Luiz Henrique Oliveira) e 3 de novembro Aloísio Bueno e Elias Ajub), duas por dia, às 19 e às 20h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube, através do canal da artista Sandra Kussunoki. Acompanhem!
SEM AGLOMERAÇÃO, POR FAVOR
