O avanço da tecnologia, embora muito positivo, abre novos caminhos e oportunidades para que fraudadores tentem invadir sistemas para roubar dados e praticar fraudes.
De acordo com dados de pesquisa do CNDL e do SPC Brasil, o prejuízo com golpes e fraudes pela internet chega a R$ 1,8 bilhão em um período 12 meses. O mesmo levantamento indica que 46% dos internautas já foram vítimas de algum golpe online.
Quando o assunto é diretamente ligado a dinheiro, a situação complica. Golpes financeiros podem causar prejuízos incalculáveis. Portanto, para não ser mais uma vítima é preciso se prevenir e, como as abordagens dos criminosos estão cada vez mais convincentes, todo cuidado é pouco.
Confira, agora, quais são os principais tipos de golpes e como escapar dessas armadilhas.
Cadastro – falso – do PIX
O PIX, novo método de pagamento do Banco Central (BC) começou a operar nesta semana.
No entanto, o cadastro de chaves PIX já havia sido disponibilizado previamente. Para se aproveitar da situação, foram encontrados diferentes sites falsos para o cadastro do PIX.
Vale destacar que a nova ferramenta de pagamento é segura e real, e as chaves devem ser cadastradas somente no site ou aplicativo original do banco em que possui conta aberta.
Assessor – falso – de investimento
O tema de educação financeira tem conquistado um importante espaço no Brasil. Contudo, há quem se aproveite da vontade do brasileiro em querer mudar de vida por meio de investimentos, e promete opções fraudulentas.
A dica aqui é: sempre que se tratar de um investimento com rendimentos muito bons para serem verdade, desconfie. Procure se abastecer de informações verdadeiras e não acredite em oportunidades miraculosas.
Golpe do – falso – motoboy
Este tipo de golpe cresceu bastante durante os meses de pandemia.
Um fraudador entra em contato se passando por alguém do seu banco e diz suspeitar de fraude em seu cartão e envia um motoboy para retirar o cartão “clonado”. No entanto, essa pessoa estará roubando o cartão de crédito e demais informações.
Para não cair nesse golpe, desconfie de qualquer ligação de supostos funcionários do seu banco que perguntem dados sensíveis, confirmando valor disponível em conta e endereço, por exemplo.
Além disso, não entregue seus cartões a nenhum motoboy enviado pelo banco e ligue para sua agência informando o ocorrido, o mais rápido possível.
Fraudes no cartão de crédito
O cartão de crédito é um dos recursos financeiros mais utilizados no Brasil. Mas, a fraude envolvendo cartões, infelizmente, é o tipo de golpe mais comum no país.
Atualmente, o Brasil é a 2º nação da América Latina com mais fraudes no cartão em compras online.
Embora possa acontecer de diferentes maneiras, os criminosos clonam dados do cartão para usá-lo em nome da vítima, gerando prejuízos.
Para evitar cair neste tipo de fraude, a dica é evitar deixar dados de cartões salvos em sites de compra, bem como conferir a fatura, mesmo que não esteja fechada. Ao identificar algo suspeito ou em desacordo com suas compras, avise a instituição bancária imediatamente. (Da Redação)