Cinco dos oito candidatos a prefeito de Mogi Mirim estão com os registros de candidatura regulares. O primeiro a receber aval da Justiça eleitoral foi o candidato do Republicanos, Elias Ajub, no dia 18, seguido de André Mazon (PTB), Ricardo Brandão (Podemos), Paulo Silva (PDT) e Danilo Zinetti (PSD).
Estes cinco candidatos, segundo o Superior Tribunal Eleitoral (TSE), estão com os dados e a documentação completos, atendendo, assim, os requisitos das candidaturas, com pedidos já julgados pela Justiça Eleitoral.
Aloísio Bueno (PSL) e Luiz Henrique de Oliveira estavam com suas candidaturas “pendente de julgamento”, até o fechamento desta edição. Isso significa, segundo o TSE, que os pedidos de registro das candidaturas ainda não foram apreciados pela Justiça Eleitoral, mas concorrem ao pleito e constam na urna eletrônica.
O prefeito Carlos Nelson Bueno, candidato à reeleição pelo PSDB, estava com o pedido “aguardando julgamento”, o que significa que ainda não foi julgado pelo TSE. Pelo menos até o fechamento desta edição.
Contra CNB há um pedido do Ministério Público Eleitoral de impugnação de sua candidatura, feito pelo candidato Danilo Zinetti, que entende que o concorrente não está apto a disputar as eleições por ter tido as contas do exercício de 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Na Vara Cívil, Carlos Nelson já consegiu anulação do decreto legislativo de desaprovação de suas contas de 2012 a fim de evitar frustração de seus direitos políticos. Agora é com a Justiça Eleitoral.
Vices
Dos candidatos a vice-prefeito, cinco estão em situação tranquila com o TSE. Geraldo Leite (Podemos), Jorge Setoguchi (PSD), Major Getulio (Republicanos), Manoel Palomino (DEM) e Subtenente Giovani (Patriota) tiveram os registros deferidos pela Justiça Eleitoral.
Adilson Pinheiro (PRTB), Cabo Negro (PSL) e Maria Alice Mostardinha (SD) estavam com os pedidos “pendente de julgamento”, até o fechamento desta edição.
Vereadores
Dos 339 candidatos a vereador nestas eleições, 298 estão com os registros deferidos pela Justiça Eleitoral, entre eles, todos aqueles que buscam a reeleição. Três deles renunciaram à candidatura – Bruno Marreta (PRTB), Viviane Cantinho dos Bichos (Patriota) e Vanderlei de Souza (PSL).
Outros dois tiveram os pedidos de registro de candidaturas indeferidos. São eles: Marcelo Augusto e Marquinho Scudeler, ambos do MDB. Na plataforma DivulgaCandContas, do TSE, consta a situação “indeferido com recurso”. Isso significa candidato irregular, aguardando julgamento por instância superior, no caso, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).
E, por fim, outros 36 candidatos estavam com seus pedidos de registro de candidaturas “pendente de julgamento” ou “aguardando julgamento”, até o fechamento desta edição, casos de candidatos do PL (6), PSD (5), PROS (4), Podemos (4), PSL (4), PRTB (3), PT (2), PSDB (2), Cidadania (2), SD (1), PTB (1), PDT (1) e PSB (1).