Como redigiu o escritor, poeta e filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson: “a maior riqueza é a saúde”. Neste mês que se inicia, há uma data muito importante, não só para nós profissionais da área, como para toda a população brasileira, o Dia Nacional da Saúde. Celebrado em 5 de agosto, esse dia tem como objetivo promover a conscientização da população neste âmbito.
A data foi instituída em 1967, e 5 de agosto foi escolhido para lembrar o nascimento do médico sanitarista e cientista Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelo combate de epidemias que avançavam no Brasil no início do Século 20. Oswaldo Cruz, tinha uma grande preocupação com a saúde pública, com a educação sanitária e, principalmente, no combate a doenças transmissíveis.
Nasceu em 1872, na cidade de São Luiz do Paraitinga-SP, foi o pioneiro no estudo de moléstias tropicais no Brasil e, quase 100 anos após a sua morte, em 1917, pesquisas o apontam como símbolo do cientista brasileiro. Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, atual Fiocruz.
Acreditamos que nesta importante data, seja imprescindível refletirmos em como estamos cuidando da nossa saúde. Qual a importância que damos a ela? Será que apenas a valorizamos quando estamos doentes, em sua ausência? Precisamos e muito cuidar da saúde em seu aspecto global, e se formos estudar todas as definições científicas deste termo, veremos como é amplamente infinito o seu conceito. O que podemos prontamente e definitivamente inserir em nossa vida são hábitos saudáveis nas questões físicas e mentais.
Por exemplo, consumir alimentos nutritivos, praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem, controlar o estresse, manter-se em um ritmo respiratório sadio, ter momentos de lazer e tudo mais que proporcione um equilíbrio salutar. Feliz Dia Nacional da Saúde a todos! Movimente-se para uma vida saudável.