Por Marcel Alex Soares dos Santos
@ drmarceldermatologista
O colágeno é uma substância naturalmente produzida pelo corpo. Ela confere firmeza, sustentação e elasticidade à pele. No entanto, sua produção sofre uma queda devido ao processo de envelhecimento natural e até pelo estilo de vida que a pessoa leva. Alguns sinais que indicam que você já começou a perder colágeno são:
1) Surgimento ou acentuação do bigode chinês: a ruga profunda ao redor da boca é um dos primeiros sinais de envelhecimento.
2) Excesso de pele na pálpebra: com o olhar caído, a pálpebra começa a pesar, dando um aspecto de cansaço.
3) Perda de contorno facial: o rosto começa a perder o contorno, perdendo a linha de transição entre face e pescoço e a face fica mais caída e com formato quadrangular.
4) Pele flácida: o excesso de pele faz o rosto cair. A pele fica mais mole, fina e sem sustentação.
5) Boca triste: o canto dos lábios começa a cair, dando um aspecto de face triste.
Além de hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas regulares e dieta balanceada e o uso de cremes diários anti-idade e protetor solar, é possível tratar a perda do colágeno com alguns procedimentos estéticos:
– Preenchimento com ácido hialurônico
– Bioestimuladores de colágeno injetáveis
– Ultraformer (ultrassom microfocado)
– Peeling
– Laser
– Microagulhamento
– Fios de PDO
A indicação de tratamento varia para cada paciente, sendo possível a combinação de alguns deles para resultados mais efetivos. Se você já apresenta algum dos sinais de perda de colágeno e quer se cuidar, agende uma consulta com o seu dermatologista.