segunda-feira, abril 21, 2025
INICIALCidade67.514 eleitores decidem a eleição; confira local e sua seção de votação

67.514 eleitores decidem a eleição; confira local e sua seção de votação

Chegou a hora. Mogi Mirim escolherá seu novo prefeito e os 17 vereadores da Câmara Municipal neste domingo, quando acontecem as eleições municipais em todo o Brasil. Na disputa, cinco candidatos a prefeito e 292 vereadores, que buscarão a preferência do mogimiriano nas urnas. No total, 67.514 pessoas estão aptas a votar na cidade, que terá, no total, 180 seções distribuídas em 21 colégios eleitorais. O maior deles, a Escola Estadual Monsenhor Mora, detém 23 seções. A novidade para essa eleição é a substituição do Centro de Atendimento Socioeducativo, no bairro Vatinga, na estrada que liga Mogi Mirim a Conchal, pela Faculdade Santa Lúcia, situada no Centro, que contará um local para votação.
Logística
As últimas semanas foram de movimentação intensa do Cartório Eleitoral, localizado à Rua 13 de Maio, no Centro. Funcionários, além de atender o público, preparavam todo o material que será encaminhado aos colégios eleitorais, enquanto os técnicos acertavam os últimos detalhes nas urnas eletrônicas. No total, são 453 urnas para os cinco municípios integrantes do colégio eleitoral de Mogi Mirim. Completam a lista as cidades de Artur Nogueira, com 89 urnas, Conchal, com 55, Engenheiro Coelho, com 37, e Holambra, com 27. Maior colégio, Mogi possui 180 urnas. Outras 65 ficarão em contingência, caso exista a necessidade de troca, totalizando 453 aparelhos nas cinco cidades. Nas últimas eleições, para presidente e governador, em 2014, apenas uma urna foi trocada em Mogi, no Monsenhor Nora.
unnamed (1)
Em Mogi Mirim, serão 180 urnas eletrônicas em 21 seções eleitorais. (Foto: Fernando Surur)
Na manhã de sexta-feira, todo o material dos mesários foi encaminhado aos colégios eleitorais. Ontem, com escolta policial, foi a vez das urnas.
Apuração
Logo depois do encerramento da votação, todas as urnas serão fechadas e levadas novamente para o Cartório Eleitoral, quando por volta das 18h deverá ter início a apuração de votos. A contagem terá a presença de promotores e juízes eleitorais, que acompanharão a apuração dos votos de cada seção através dos cartões de memória de todas as urnas, que conectados a um cabo, são transmitidos para o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A expectativa é de que o resultado tanto para prefeito como para os vereadores seja divulgado entre 20h30 e 21h.
Como acompanhar?
O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a apuração dos resultados de quatro formas diferentes, segundo publicado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira delas pelo Divulga, sistema produzido pela Justiça Eleitoral para o acompanhamento dos resultados de votação de candidatos, partidos e coligações. Ele permite a visualização dos dados por meio de várias consultas. Na versão desktop, o Divulga oferece informações, permitindo a consulta dos resultados de todos os municípios. O Divulga é um software disponível para dowload e instalação na página do Tribunal em versões tanto para Windows como para o Linux.
unnamed
Unas foram levadas para os colégios eleitorais na manhã deste sábado. (Foto: Fernando Surur)
Outra forma de acompanhar em tempo real é pelo aplicativo (App) Resultados. O App desenvolvido para tablets e smartphones pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (IOS). Outra possibilidade é o aplicativo Boletim na Mão, também disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store.  O DivWeb apresenta o mesmo conteúdo do aplicativo Resultados, mas permite ao usuário acompanhar a apuração do resultado das eleições pela internet, sem necessidade de instalação de qualquer software adicional em seu computador.
secao
Como justificar o voto?
No domingo, os eleitores que não estiverem em Mogi Mirim poderão comparecer em suas respectivas seções, durante todo o dia, para justificar seus votos. Após o pleito, o eleitor terá 60 dias, contados de cada turno, para se dirigir ao Cartório Eleitoral, levando provas pela ausência para posterior análise do juiz eleitoral. Os eleitores do Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo podem justificar o voto pela internet, em 60 dias. No exterior, o prazo é de 30 dias contados da data de retorno ao país.
 Se não votar?
O eleitor deverá justificar sua ausência. Do contrário, já que o voto é obrigatório, deverá pagar multa imposta pelo juiz eleitoral assim como no caso de a justificativa não for aceita. Aqueles que não votarem tampouco justificarem por três turnos consecutivos terão a inscrição cancelada.
Documentos
Para votar, o eleitor deve levar um documento de identificação com foto. O nome deverá estar no terminal da urna eletrônica, mesmo que exiba o título e o documento de identidade.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments