O Dia da Independência do Brasil, celebrado na próxima segunda-feira, dia 7 de setembro, será comemorado em Mogi Mirim. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, na Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves (Etec), a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) e a Prefeitura se dispuseram a organizar a solenidade, após o cancelamento dos desfiles cívicos pelo Executivo no distrito de Martim Francisco e na Avenida Adib Chaib, no Centro.
Na segunda-feira, a partir das 8h, haverá o hasteamento da bandeira nacional e a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência por integrantes da Banda Lyra Mogimiriana, em frente à Igreja Matriz de São José. Ficou definido que o custo com a condução dos músicos, antes a cargo do Poder Público, será pago pela própria Acimm. Por outro lado, não está descartada a ida dos integrantes ao Centro de forma independente.
Além de representantes da Acimm, a reunião contou com a presença de integrantes da Guarda Civil Municipal, Tiro de Guerra, Diretoria de Ensino, Escola Estadual Humberto Brasi e da Prefeitura, por meio do secretário de Governo, Jonas Alves Araújo Filho, o Joninhas. Na ocasião, o consenso era de que a cidade não poderia deixar passar em branco uma das principais datas comemorativas da história do país.
“É uma manifestação de civismo, por respeito à pátria. Quem for, vá munido de civismo e não para vaiar, não é a hora e nem o local para isso”, frisou o conselheiro da Acimm, Manoel Aparecido Gambardella, em referência a possíveis manifestações contra o prefeito Gustavo Stupp (PDT).
Desfile
Os atiradores do Tiro de Guerra subirão a Rua José Bonifácio em direção à Matriz, contornando a Rui Barbosa e desfilando pela Rua José Bonifácio. A Ordem Demolay, o Grupo de Escoteiros Encanto das Matas e o Comando da Secretaria de Segurança Pública também deverão percorrer as ruas. Não está descartado um desfile com outros participantes que estariam tanto em Martim Francisco quanto na Avenida Adib Chaib.
Interessados em desfilar devem procurar ACIMM
De acordo com a Acimm, as escolas, fanfarras, entidades e demais órgãos interessados em participar do ato cívico devem procurar a sede da Associação Comercial, localizada na Avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos, 500, no bairro Nova Mogi, próximo ao Complexo do Lavapés, ou entrar em contato pelo telefone 3814-5760.