As eleições municipais 2020, enfim, chegaram. É neste domingo, 15, quando 70.434 eleitores aptos a votarem vão escolher o novo prefeito e vice-prefeito e os novos 17 vereadores de Mogi Mirim para o próximo governo e próxima Legislatura (2021-2024).
Na disputa, oito candidatos a prefeito, entre eles, dois ex-prefeitos e o atual, um médico e quatro estreantes. Carlos Nelson Bueno (PSDB) busca a segunda reeleição e o quarto mandato como chefe do Executivo mogimiriano ao lado do presidente da Câmara, Manoel Palomino (DEM), seu candidato a vice.
Os ex-prefeitos Paulo Silva (PDT), com Maria Alice Mostardinha (SD), e Ricardo Brandão (Podemos), com Geraldo Leite (Podemos), querem retornar à Prefeitura, o primeiro pela terceira vez e o segundo pela segunda vez.
Elias Ajub (Republicanos), com Major Getúlio (Republicanos), concorre ao cargo pela segunda eleição seguida. Em 2016, foi o terceiro mais bem colocado (5.720 votos), ficando atrás de Brandão (12.758) e CNB (16.423 votos).
Estão na disputa com eles, Aloísio Bueno e Cabo Negro (ambos PSL), André Mazon (PTB) e Subtenente Giovani (Patriota), Danilo Zinetti e o vereador Jorge Setoguchi (ambos do PSD) e Luiz Henrique de Oliveira e Adilson Pinheiro (ambos do PRTB).
Em 2016, com cinco concorrentes, CNB venceu com 39,31% dos votos válidos (41.781). Aquela eleição para prefeito registrou 22.25% de ausentes, 7,72% de votos em branco e 12,68% de votos nulos. Isto é, mais de 25 mil votos perdidos entre os 67.510 eleitores aptos a votarem.
Legislativo
A disputa para a Câmara Municipal terá 19,7 candidatos por vaga. São 339 pedidos de registro de candidaturas, sendo que houve quatro renúncias – de candidatos do Patriota, PRTB, PSL e PDT.
Portanto, são 335 candidatos buscando uma cadeira no Parlamento Municipal.
Alguns deles constavam como “indeferidos com recurso” na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), casos de oito candidatos do PL e do PSD, que tiveram o deferimento de suas candidaturas pela Justiça Eleitoral no dia 7, assim como candidatos de outras siglas na mesma situação.