Espera, pois, no Senhor… SL 27:14. Pois é, a vida moderna nos impõe o imediatismo. Geralmente não gostamos de esperar, pois, esperar requer paciência, que é uma virtude rara. Esperar é uma arte! Arte não é algo fácil, mas é uma postura que apendemos com o amor.
Marchar e marchar rapidamente é muito mais fácil para os guerreiros de Deus do que permanecer parado. Há horas de perplexidade quando o espírito mais disposto, ansiosamente desejoso de servir ao Senhor não sabe que papel exercer. O que fazer então?
Atormentar-se pelo desespero? Recuar com covardia, virar à direita com medo ou precipitar-se na presunção? Não. Simplesmente esperar. Espere, no entanto, em oração. Clame a Deus e desdobre o caso diante dele. Diga-lhe qual é a sua dificuldade e suplique por sua promessa de auxílio.
Em dilemas entre um dever ou outro, é doce ser humilde como criança e esperar pelo Senhor com simplicidade de alma. Certamente é melhor para nós quando sentimos e conhecemos nossa insensatez e estamos profundamente dispostos a ser guiados pela vontade de Deus.
Porém, espere em fé. Expresse sua firme confiança nele, pois a espera infiel e sem confiança não passa de insulto ao Senhor. Acredite que, se Ele mantiver parado mesmo que até meia-noite, ainda assim, Ele virá no momento certo.
A visão virá e não tardará. Espere com paciência, apaziguada, sem rebelar-se por estar sob aflição, mas bendizendo ao Senhor por isso. Jamais murmure como os filhos de Israel fizeram com Moisés. Nunca deseje poder voltar ao mundo novamente, mas aceite a situação como ela é e coloque-a da maneira como se apresenta, com simplicidade e com todo o seu coração, sem nenhuma obstinação, nas mãos do seu Deus aliança dizendo.
“Agora, Senhor, não a minha, mas a Tua vontade seja feita. Eu não sei o que fazer; sou levado a extremos, mas esperarei até que o Senhor libere o rio, ou faça meus inimigos recuarem. Esperarei, mesmo que o Senhor me faça esperar por muitos dias, pois meu coração está fixado somente no Senhor, ó Deus, e meu espírito espera pelo Senhor na convicção plena de que serão minha alegria e salvação. Meu refúgio e minha fortaleza”.
Como conclusão podemos dizer que a arte de esperar proporcionará mais decisões certas e escolhas saudáveis, além de proporcionar um belo espetáculo ao palco da existência.