Muitas pessoas alegam que não gostam de se exercitar, que academia é muito chato, que os treinos prescritos pelos professores são longos e não dá tempo para fazê-los. Enfim, motivos e desculpas para ficar no sedentarismo não faltam. Contudo me pergunto: você que está sedentário, nunca pensou em nenhuma alternativa para mudar a situação?
Renomadas instituições e universidades já divulgaram farta quantidade de pesquisas e pareceres que revelam o quão importante é a atividade física para a saúde e qualidade de vida. Eu e inúmeros colegas de profissão divulgamos a importância de se exercitar para viver melhor. Ou seja, falta você se conscientizar que é fundamental criar o hábito de praticar atividade física, pois o maior prejudicado com o sedentarismo (ausência de atividade física) é você mesmo.
Se você sabe que isso é algo que te faz bem e não pratica por motivo qualquer, mude isso agora mesmo. Se o problema é tempo, faça cinco minutos por dia (duvido que alguém não tem sequer cinco minutos livre no dia). Se o problema é falta de prazer e motivação em atividades previamente escolhidas, comece a experimentar outras, até encontrar a que te agrade (pode ser qualquer uma).
Saiba que é perfeitamente possível praticar alguma que te faça bem, tanto para o corpo quanto para mente, afinal fazer qualquer atividade física é melhor do que ficar parado.
Basta querer e se esforçar.
Luís Otavio Bueno de Toledo
E-mail: [email protected]
Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)