Em 23 de setembro, precisamente às 4h50, chegou a primavera, a mais linda e colorida estação do ano. Surgem as flores com suas mais coloridas cores e estilos, deixando a paisagem um verdadeiro espetáculo da natureza e de seu Criador.
Mais uma vez, olhamos para a Bíblia e vemos Deus se expressando de forma figurada dizendo que seu desejo é que nosso lar seja como um jardim em flores. Ele diz: “a casa do justo florescerá e dos ímpios se desfaz”! Provérbios 14:11.
Claramente, pelo texto, vemos a presença de duas casas e dois tipos de pessoa: uma casa que floresce e outra que se desfaz.
Florescer em casa aponta para o sonho original de Deus que, ao criar o primeiro casal, Adão e Eva, os colocou em um jardim. A primeira casa do ser humano foi o jardim.
Gosto de pensar em um Deus apaixonado por flores! Em algumas vezes Ele é chamado de Lírio dos Vales e Rosa de Saron! O céu é chamado de paraíso e nele há menção da árvore da vida que, originalmente, estava no Jardim do Éden. Apocalipse 2:7.
E a nossa casa? Está como um jardim em flores? Está florescendo?
Uma coisa que temos que aprender é que mesmo uma promessa sendo do próprio Deus, ela é condicional. Ou seja, temos que fazer nossa parte e, no sentido deste tema, há algo que precisamos fazer. Jardim bonito, é jardim cuidado! Temos que cuidar da nossa casa e praticar algumas ações que a fará florescer.
Flores gostam de serem observadas com atenção, podadas, irrigadas e protegidas. E a nossa casa também!
Vamos imaginar se realmente cuidamos de nossa família como o jardineiro cuida das flores! Imagine como seria linda a convivência dos membros desta casa! A flor da fé estaria, ali, produzindo seus milagres. A flor da esperança estaria linda, eliminando a preocupação.
A flor do perdão estaria exuberante, eliminando mágoas, rancor e ódio. A flor do diálogo se levantaria, trazendo resultados sem precedentes. A flor da alegria não deixaria chegar a tristeza e a depressão. A flor da paciência nos ensinaria a tolerância e o respeito. E, claro, não poderia faltar a flor do amor! Ah, o amor! Esta flor, bem regada e cuidada, seria a coluna principal da casa e atrairia a suprema felicidade tão desejada por nós, e suportaria todos os momentos difíceis, pois, em I Cor 13:8, diz: “O amor nunca falha e tudo suporta”.
Que sejamos bom jardineiros em nossas casas e, então, veremos florescer a primavera e seremos bem mais felizes.
Vale aqui incluir este tema o lindo poema do pensador Dimas Lima.
“Quando eu flor.
Quando tu flores.
Quando ele flor.
Nós flores seremos.
E o mundo florescerá.
Que esta primavera perfume o seu coração com todos os aromas da alegria.
Que o calor seja suave.
E que a brisa seja amena.
Que o perfume seja doce.
E que cada dia valha a pena.
Que estes três meses lhe renovem a paz, o amor, a saúde e a força para seguir com os projetos da sua vida.
Deixe que a vida faça contigo, o que a primavera faz com as flores.
Encante-se!
Transborde cor!
Espalhe amor!
Primavere-se”.
Um abraço bem florido.
Bispo Vilmar Dacampo
Nascido em Erechin-RS, formado em Teologia, é ex-comerciante e
tem 31 anos de pastorado