sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosA descoberta da Real data de fundação do Mogi: 2ª parte –...

A descoberta da Real data de fundação do Mogi: 2ª parte – n° 673

Finalmente, encontrei no noticiário do jornal “O Mogyano”, de 21 de outubro de 1903, a prova escrita e definitiva sobre a verdadeira data de fundação do Mogi Mirim Esporte Clube: 14 de outubro de 1903. E como se diz nos meios jurídicos, “contra provas não prevalecem argumentos”.

No biênio 1930/1931, era presidente do Mogi o esportista Nico Pérez e ao transmitir sua diretoria para a nova e que o iria suceder, escreveu no jornal O POPULAR (primeiro com esse nome) em 14 de fevereiro de 1932.

“O Mogi Mirim Esporte Clube reiniciou sua vida no cenário esportivo, com a eleição de sua nova diretoria, para um novo ciclo de glórias…”. A nova diretoria de 1932, presidida pelo Dr. Tomaz Palma da Rocha, fez algumas modificações estatutárias, organizou novos regulamentos esportivos e efetuou a filiação do Mogi na Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA).

Por causa dessa filiação, houve quem entendesse que a história do clube se iniciara a partir de 1932 e, absurda e erroneamente, a nova diretoria alardeou que, no dia 1º de fevereiro de 1932, foi fundado o Mogi Mirim Esporte Clube. Uma afirmação descabida e totalmente mentirosa!

Isso foi desmentido completamente, graças às provas contundentes que encontrei após exaustivas pesquisas. Prevaleceu a verdade!

Em comemoração aos 90 anos da Federação Paulista de Futebol, em 1992 realizou-se um campeonato envolvendo 24 times do futebol paulista. O Mogi Mirim foi vencedor de seu grupo. Depois, nas semifinais, derrotou o Olímpia, vencedor do Grupo B. Na finalíssima, bateu por 3 a 0 o vencedor do Grupo C, o Grêmio Sãocarlense. Em todas essas partidas, o Sapão só perdeu uma, para o XV de Piracicaba. Desse modo, o Mogi foi campeão e ganhou a Copa 90 anos da Federação Paulista de Futebol.

O Mogi Mirim Esporte Clube possuía, em 1930, um poderoso esquadrão formado por jogadores da cidade. Dentre eles, o goleiro Nenê, os beques Líbano e Parra e os atacantes Luiz Moraes e Saulo. Na foto, à esquerda, está o presidente João Baptista Perez Marques, o Nico e diretores. À direita, o diretor de Esportes Luiz Amoêdo Campos (Lulú). O uniforme do Mogi era o clássico: meias vermelhas, calção branco e camisa branca com listas vermelhas.Preceitos Bíblicos
“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito para que não morra todo o que Nele crer, mas que tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem Nele crê, não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito”. (João 3, 16-18)

Túnel do TEMPO
Nas eleições realizadas em 1845, a apuração realizada em Mogi Mirim, sede do 7° Distrito Eleitoral Paulista, foram eleitos quatro deputados:

1° Cônego Joaquim Manoel Gonçalves de Andrade – Padre em S. Paulo
2° Dr. José Alves dos Santos Jr. – Advogado mogimiriano em Franca
3° Dr. Martinho Prado Jr. – Cafeicultor no Município de Mogi Mirim
4° Dr. Luiz Silvério Alves Cruz – advogado em Itapetininga

Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas
512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional
278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas
260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim 
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments