Manter um veículo de comunicação impresso nos dias atuais, com o crescimento da mídia online, é uma missão cada vez mais complicada. A manutenção de um jornal independente, sem envolvimento direto ou indireto de políticos, que gostam de exercer domínio das notícias por intermédio da propriedade de veículos de comunicação, é ainda mais complicada. Nos mais variados cantos do país, jornais são utilizados tendo o interesse político como prioridade, acima da informação, que é a verdadeira razão do jornalismo sério.
O POPULAR vem se consolidando como um jornal independente, está a serviço de seus leitores, com notícias plurais e imparciais. Isso não deixa o leitor sem conhecer o posicionamento do jornal sobre os fatos, apresentados na página direcionada para este fim, no Editorial, espaço onde os jornais tradicionalmente revelam seus pensamentos, no que O POPULAR também se diferencia por avaliar os governos de forma equilibrada, apontando os aspectos positivos e negativos.
Garantir um jornal independente, especialmente em um momento de crise, é fruto de planejamento, organização, respeito aos leitores, seriedade e dinamismo, sempre buscando acrescentar algo diferenciado para ampliar o espaço no mercado e não apenas sobreviver. Um jornal moderno, produzido com seriedade e conhecimentos atualizados, O POPULAR também se consolidou no meio digital.
Além de todo trabalho que envolve a produção do material impresso, o que inclui as etapas de apuração, entrevista, redação e edição, O POPULAR ainda mantém um site na internet – O POPULAR Digital, o qual é atualizado, semanalmente, com as matérias publicadas nas edições das quartas-feiras e sábados. No meio eletrônico, o leitor ou assinante encontra as mesmas editorias que estão presentes no meio impresso, com a comodidade de poder acessar os conteúdos a qualquer hora ou lugar que tenha disponibilidade de conexão.
Além disso, O POPULAR Digital também traz informações factuais, ou seja, acontecimentos de última hora, seja nas áreas de Polícia, Política, Esporte ou Cidade, e até mesmo serviços de interesse público e eventos culturais. Na marca de 49 mil visitas/mês, O POPULAR Digital também é procurado por anunciantes que desejam divulgar suas marcas em uma mídia digital.
Ainda há um espaço, o Você Repórter, que incentiva a participação direta da população na elaboração das reportagens. Nesse caso, as pessoas podem encaminhar sugestões de pautas, fotos e até mesmo fazer uma denúncia à reportagem através do canal. Nas redes sociais, o jornal está presente no Facebook. Avaliada em 4,4 de 5 estrelas, a página de O POPULAR já tem mais de 10 mil seguidores. Nesse espaço, que é uma extensão do site, os leitores também podem ter acesso às matérias e ainda conferir os destaques da capa.
Em 2016, uma nova conquista gerou aplausos ao O POPULAR e seus profissionais. Mais uma vez, um projeto bem planejado, que trouxe mais informação e cultura para os leitores, levando ao mercado a revista Estilo. A Estilo se faz de grandes histórias, com um valorizado conteúdo de leitura, não apenas explorando o lado comercial, mas sim agregando conhecimentos que muitas vezes passam despercebidos à população, procurando mostrar e explorar o que a cidade tem de melhor.
O POPULAR a cada dia se preocupa em criar novas oportunidades e se manter sem precisar criticar o concorrente ou estampar em suas páginas que é o mais lido da cidade, seu próprio sucesso é prova disso. No período de 12 anos de sua existência, viu, por exemplo, o jornal O Impacto fechar suas portas duas vezes, a última delas na semana passada. Embora maquiada como fusão de dois jornais de linhas editoriais diferentes e conflitantes, o que editorialmente não se explica, O Impacto não conseguiu sobreviver no selvagem mercado do jornalismo.
Um jornal que prestou relevantes serviços para a comunidade mogimiriana sucumbiu, renasceu e morreu novamente. Dizer que o fechamento de O Impacto, embora com parte de seu conteúdo acoplado à Comarca, seja positivo, soa como tentativa de enganar o leitor, pois perder um veículo de comunicação impressa na cidade jamais pode ser algo interessante, pois se cala uma voz, se perdendo uma linha editorial diferente.
O fechamento de qualquer jornal, com exceção dos que fazem um trabalho nocivo, é sempre negativo para a sociedade. Por outro lado, O POPULAR permanece forte no mercado, se consolidando, sendo o único publicado duas vezes por semana, além de estar cada vez mais em pleno crescimento.