Os aplicativos para criar avatar ou emojis com os rostos de pessoas são bastante populares nas redes sociais. Os personagens podem ser modificados para ficarem parecidos com você. Mas apenas isso.
Foi assim que a estilista e professora de desenho de moda Vânia Rosana Santos começou a fazer as “figurinhas” de familiares, parentes, amigos de parentes e hoje atende a todos sob encomenda. Detalhe: seus cartoons são idênticos ao rosto das pessoas. São realistas.
“Meu filho Vinícius, de 30 anos, me mostrou uma figurinha dele que ele fez através de um aplicativo de celular. Achei interessante e comecei a desenhar. Fiz de um, depois fiz de outro. Outra pessoa pediu para fazer dela e assim comecei a desenhar cartoons realistas das pessoas”, contou Vânia.
Ela revela que, primeiro, rascunha o cartoon no papel e, depois, leva para o computador, utilizando o programa CorelDraw. Fica muito mais realista que um simples avatar ou um emoji e, por isso, as pessoas gostam tanto.
Agora, neste fim de ano, está chovendo pedidos para ela fazer cartões digitais com tema natalino. São cartoons da família, com as carinhas das pessoas com corpo de Papai Noel ou de duendes. Serve para as pessoas mandarem para parentes por meio eletrônico.
Quer saber mais? Visite o Instagram da Vânia: @vaniarosana.art.
E tudo começou no início da pandemia do novo coronavírus, quando as aulas foram suspensas e Vânia perdeu o contato direto com os seus alunos de desenho de moda.
A estilista é formada em desenho de moda pelo Instituto de Tecnologia de Campinas, onde, inclusive, começou a ensinar futuros estilistas a fazerem croquis. São 27 anos lecionando. Inquieta e empreendedora, Vânia Santos inovou no mundo da moda ao criar réguas de desenho de moda em formato transparente, para facilitar o trabalho dos profissionais da área.
“Sou uma empreendedora e busco me inovar sempre, tanto que, agora, tenho me ocupado com as figurinhas, o que me tem dado grande prazer”, disse.
Moda
Isso não significa que vai deixar o mundo da moda de lado. Ela está com um workshop na ponta do lápis sobre os sete tipos de desenhos de moda intuitivos mais usados para apresentar assim que a pandemia passar.
“Quero trazer uma consciência, através da moda, para o uso de tecidos naturais, como o algodão e a seda, com tingimentos naturais, porque a indústria da moda é a segunda mais poluente do planeta e precisamos mudar isso”, ressalta a estilista e, agora, cartunista Vânia Santos.