sábado, abril 19, 2025
INICIALColunistas“A expectativa da espera ante uma vida pelo espírito”

“A expectativa da espera ante uma vida pelo espírito”

Quantas coisas aguardamos que a vida nos traga! São projetos de estudo, profissionais, de vida e crescimento. Projetamos tantas situações na tela da existência, corremos atrás delas para que nossas vidas sejam melhores, para que tenhamos mais conforto e tudo isso demanda tempo. A melhor definição de tempo que recebi foi a de um personagem da literatura argentina, Martin Fierro, que definiu o tempo como “a tardança das coisas que vão chegar”. Tempo é isso, é espera, é expectativa.
O grande problema é esperar! De certo modo, o ato da espera já proporciona certa antecipação de que tais coisas chegarão. E, enquanto esperamos, vão se desenrolando os acontecimentos da vida, uma vez que estamos ligados a outras pessoas pela própria vida, e aí aparecem os conflitos, as diferenças, as divergências, os desencantamentos. Parece que a missão do cristão é administrar o equilíbrio de sua vida com a graça de Deus diante do cenário onde existimos. Conviver com justiças e injustiças e diante disso esperar a verdade da Palavra de Deus: “… nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
Essa é a grande proposta de Deus para vivermos o tempo da espera: viver segundo o Espírito, o que implica numa busca insaciável de Deus, numa reforma íntima profunda e verdadeira, onde abandonamos hábitos antigos diante de nossa consciência cristã. Assim, diante da política desse mundo, diante das injustiças e diferenças, diante da verdade de que não somos iguais ante as coisas da vida, entendemos que em Cristo, somos livres: não há condenação para os que estão em Jesus Cristo. Por isso, não se submeta a condenação angustiante da frustração de projetos que ainda não aconteceram: espere em Deus vivendo de acordo com o Espírito. O viver segundo o Espírito é impossível se não houver uma reforma íntima que implique numa total transformação da pessoa, para que ela viva seus projetos de forma madura e alcance realização pessoal. Oremos ao Deus da vida para que Ele nos guie e nos dirija com Seu Espírito Santo! Excelente seja sua semana!

Dom Pedro Paulo Teixeira Roque

Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB.
e-mail: [email protected]
tel. 19 – 9.9996-0607

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments