Continuação da história sobre a Fazenda Rei do Gado, criada há mais de 250 anos e que até 1953 pertencia a Mogi Mirim e atualmente é parte de Santo Antônio de Posse, após o desmembramento desse antigo distrito e hoje município.
Calcula-se que essa é uma das mais antigas da região e criada pelo antigo capitão-mór de Mogi Mirim, José dos Santos Cruz. A fazenda obteve notoriedade depois de ser cenário da famosa novela “Rei do Gado”, escrita por Benedito Ruy Barbosa para a Rede Globo de Televisão.
Visitando a Fazenda Conheci todos os aspectos dessa propriedade quando ali estive com meu saudoso amigo Déo Magiotti, gravando na oportunidade um documentário. Fomos gentilmente recebidos pelo Sr. Aloisio e sua esposa, inclusive, almoçando com eles.
Na ocasião, o casal nos forneceu preciosos detalhes sobre a gravação de muitos capítulos da novela “Rei do Gado”, na
fazenda, e que foi arrendada pela Globo por seis meses.
Muitas cenas ali foram feitas como, por exemplo, a dos acampamentos dos sem-terra; da vendinha e em cujo terreiro saíram as costumeiras brigas entre os patriarcas Mezenga e Berdinazzi por causa de uma certa divisória entre as duas propriedades; do local onde foi realizado o casamento de Bruno Mezenga com a Luana Marieta Berdinazzi; do interior do velho casarão dos Berdinazzi, as cenas da partida para a guerra do jovem voluntário.
As gravações
Segundo depoimentos que me foram feitos pelo Sr. Aloisio, os atores mais simpáticos foram Gloria Menezes e Tarcísio Meira, enquanto o mais arredio era Raul Cortez (o Jeremias Berdinazzi). Entretanto, ele tinha um motivo: sua dedicação ao estudo de seu papel e quando ele se recolhia a um canto, solitário.
O proprietário contou-me também que Glória e Tarcísio ficaram apaixonados pela fazenda e lhe fizeram diversas propostas de compra. Ante a negativa, eles adquiriram terras em Goiás. Durante as gravações, centenas de pessoas acompanharam ao longe as cenas gravadas e a Fazenda Engenho das Palmeiras recebeu do povo um novo nome: “Fazenda Rei do Gado”.
Preceitos BÍBLICOS
“Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos”. (Efésios 4, 5-6)
Túnel do TEMPO
30 de dezembro de 1953- Pela lei n°2.456 foi criado o município de Santo Antonio de Posse, desmembrado do município de Mogi Mirim.
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos
Pontos de venda em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro