sexta-feira, outubro 18, 2024
INICIAL☆ Destaque EsporteA festa do futebol amador é preto e branco

A festa do futebol amador é preto e branco

O futebol amador de Mogi Mirim tem um velho e histórico campeão. Com a goleada de 4 a 0 aplicada sobre o Santa Luzia no último domingo, 27, a Tucurense faturou o título invicto da Série Ouro da Copa Carlos Corrêa de Futebol de Mogi Mirim de 2022, que equivale à divisão principal. A partida decisiva do campeonato aconteceu no Estádio Distrital Ângelo Rottoli, o Tucurão, casa da Veterana e palco de grandes conquistas da centenária equipe da Zona Norte da cidade.

Com o título, a Tucurense escreveu mais um capítulo dessa rica história: se tornou a primeira equipe a faturar o sexto troféu consecutivo da elite, além de chegar a marca de 18 vezes como campeão da divisão principal. Duas marcas históricas, jamais visto na história do futebol amador de Mogi Mirim e até mesmo da região.

E a mais nova conquista da Tucurense tinha que ser em grande estilo. Depois do empate em 1 a 1 na partida de ida, no domingo, dia 20 de novembro, se esperava mais um jogo equilibrado na finalíssima. No entanto, o que se viu foi uma Veterana soberana desde o apito inicial, envolvendo o adversário e criando uma oportunidade atrás da outra. Tudo encaminhava para um grande partida e uma grande vitória.

E essa história começou a ser construída aos 12 minutos, quando o artilheiro Josias abriu o placar para a Tucurense, em cabeceada de oportunismo. Foi o 15º gol do artilheiro máximo da competição. A torcida alvinegra ainda comemorava o primeiro gol quando saiu o segundo da Tucurense, aos 17 minutos. Num rápido contra-ataque puxado por Josias, a bola foi tocada pra Douglinhas, que disparou no canto esquerdo do goleiro Bruno, que nada pôde fazer. Com 2 a 0 de vantagem, em menos de 20 minutos de jogo, a Tucurense já colocava uma mão na taça. A equipe ainda criou para ampliar ainda na primeira etapa, assim como o Santa Luzia, mesmo com o revés no marcador, teve chances para diminuir, mas o placar permaneceu inalterado.

O segundo tempo começou com o Santa Luzia sem o meia Juliano. Ele foi expulso, juntamente com o atacante Bruno Augusto, da Tucurense, que estava no banco de reservas, por uma confusão ocorrida no final do primeiro tempo. Com um homem a menos e precisando de dois gols para tentar ao menos levar a decisão para os pênaltis, o Santa Luzia ficou mais ofensivo com as mudanças feitas pelo técnico Ivan Kotsura.

Mas, levou uma ‘ducha de água fria’ nas suas pretensões quando a Tucurense marcou seu terceiro gol. Aos 8 minutos, Tandy recebeu na direita e cruzou para Douglinhas marcar novamente. O Santa Luzia teve mais um jogador expulso: Bira tirou a camisa quando saía para ser substituído, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho. Por reclamação, o técnico Ivan Kotsura também foi expulso.

Com o jogo praticamente ganho, a Tucurense ainda fez mais um para o delírio de sua apaixonada torcida. Aos 39, Iago acertou um belo chute cruzado para fazer 4 a 0. Daí, foi só esperar o apito final para soltar o grito de campeão.
Além do título de campeão e de ter o artilheiro da competição – Josias, com 15 gols – a Tucurense também recebeu o prêmio de defesa menos vazada. Foram apenas nove gols sofridos ao longo do campeonato. A Secretaria de Esporte, organizadora da Copa de Futebol Amador de 2022, ainda premiou Alekinho, do Novacoop, como o craque do campeonato.

Balanço
Durante mais de 140 dias, 24 clubes de futebol da cidade participaram da Copa Carlos Corrêa de Futebol Amador – Mogi Mirim 2022. Uma confraternização do esporte local, que marcou a retomada das grandes competições no município após dois anos de paralisação por conta da pandemia de covid-19.

Entre 10 de julho e 27 de novembro, 590 jogadores estiveram na competição que também reuniu 122 membros da comissão técnica. Somam-se ainda dirigentes que ficaram apenas nos bastidores, familiares e o torcedor em geral. A Copa Carlos Corrêa mobilizou a comunidade esportiva local e chegou ao seu final, tendo contabilizado 146 jogos e 486 gols marcados.

Neste ano, a Secretaria de Esporte homenageou Carlos Corrêa, o Carlão, que faleceu em 2021, como patrono da Copa de Futebol Amador. Carlão marcou seu nome no esporte amador de Mogi Mirim como dirigente, técnico e auxiliar-técnico, além da sua paixão pelo Mogi Mirim Esporte Clube.

No domingo, recebeu uma série de homenagens. Em uma delas, os jogadores de Tucurense e Santa Luzia entraram no gramado com uma bandeira com seu rosto escrito “Eterno Carlão”. A bandeira foi presenteada pela Torcida Organizada Mancha Vermelha.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments