A primeira transmissão radiofônica mundial aconteceu no dia 24 de dezembro de 1906, quando o canadense engenheiro Reginald Fessenden enviou ondas sonoras de um concerto de Natal para alguns navios no Mar do Caribe, que foram recebidas com entusiasmo pelos tripulantes e passageiros.
No Brasil, o primeiro transmissor de ondas radiofônicas foi instalado no Estado do Amazonas pelo engenheiro Paul Formam Godely, atendendo solicitação do governo brasileiro, em 1909.
O início oficial do rádio no Brasil
Historicamente, o início do rádio no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, com a primeira transmissão de diversas solenidades por ocasião da comemoração do primeiro aniversário da independência brasileira. Nesse dia, a Westinghouse Eletric instalou uma estação radiofônica com 500 w de potência no morro do Corcovado, com captação no Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Serra Fluminense, em São Paulo, onde foram instalados aparelhos receptores.
Na transmissão, feita diretamente do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, à distância e focalizando discurso do presidente Epitácio Pessoa, e, logo após, transmitindo trechos da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. Foi inaugurado oficialmente o rádio brasileiro, há 95 anos!
Emissoras brasileiras fundadas na década de 1920
Depois do sucesso obtido entre o povo brasileiro pela primeira transmissão em 7 de setembro de 1922, emissoras foram fundadas em diversas regiões do país e os aparelhos de rádio começaram a ser importados, custando em média 80$000 (oitenta mil réis). Para quem não podia adquirir os importados, existiam os chamados “galena”, de construção artesanal e pouca qualidade técnica. As primeiras emissoras de rádio no Brasil tinham o prefixo PR, significando “Pioneira Rádio”, seguida das letras A, B, C, D ou E, e outras.
Pela ordem, estas foram as primeiras emissoras de rádio brasileiras:
1° Pra – 1 – Rádio Independência do Brasil – Fundada em 7/9/1922;
2° Pra – 2 – Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 8/6/1923;
3° Pra – 3 – Rádio Clube do Brasil – RJ – Fundada em 12/8/1923;
4° Pra – 4 – Rádio Sociedade da Bahia – BA – Fundada em 18/12/1923;
5° Pra – 5 – Rádio Mairinque Veiga – RJ – Fundada em 22/12/1923;
6° Pra – 6 – Rádio Roquette Pinto – RJ – Fundada em 28/12/1923;
Essas foram as primeiras seis emissoras comerciais brasileiras.
Emissoras fundadas na década de 1930
Após 1930, uma série de rádios foram fundadas no Brasil, todas, agora, ostentando os prefixos PRB, PRE, PRC e outros.
7ª – PRB – 7- Rádio Record de São Paulo – SP, fundada em 1931;
8ª – PRE – 8 – Rádio Nacional do Rio de Janeiro – RJ – fundada em 1936;
9ª – PRB – 9 – Rádio Tupi de São Paulo – SP – fundada em 1937;
10ª – PRB – 10 – Rádio Clube de Pernambuco – PE – Fundada em 1937;
11ª PRB – 11 – Rádio Philips do Brasil – RJ – Fundada em 1938.
Ainda no ano de 1930, houve a fundação de outras emissoras brasileiras: Rádio Educadora do Rio de Janeiro, Rádio Jornal do Brasil, Rádio Educadora de São Paulo, Rádio Clube Paranaense, Sociedade Rádio Pelotense, de Pelotas RGS, Rádio Sociedade Gaúcha, de Porto Alegre, Rádio Clube de Belo Horizonte, Rádio Clube de Belém do Pará, Rádio Clube de São Paulo, entre outras.
A Primeira Emissora do Interior Paulista
Na década de 1930, surgiu a pioneira rádio fundada no interior do Estado de São Paulo, a Rádio Clube de Ribeirão Preto, doze anos antes da Rádio Cultura de Mogi Mirim, que foi fundada em 7 de setembro de 1950. Após a emissora riberopretana, surgiram outras rádios no interior, inclusive diversas em Campinas. Em 9 de dezembro de 2017, continuaremos com a terceira parte da história do Rádio.
Túnel do Tempo: Em fevereiro de 1941, nesse ano, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro iniciou o noticiário do famoso Repórter Esso e que ficou no ar até 1968, na voz de Heron Domingues e com o slogan “A testemunha ocular da história”.
Preceitos Bíblicos: “Se Jesus morreu e ressuscitou – e esta é a nossa fé – de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte”. (São Paulo aos Tessalonicenses, 1, 14).
Legenda da Foto: Em agosto de 1959, eu iniciava a parceria com Arthur de Azevedo na apresentação do Champion Rádio Jornal, na Rádio Cultura de Mogi Mirim (atual Transamérica). Foram 11 anos narrando as principais notícias da região, do Brasil e do mundo.
Estúdios da Rádio Cultura de Mogi Mirim, ano 1958: À esquerda, Eduardo Massuci (Dinho); na cabine de locução, Vivaldo Marciano; e na mesa de som, Eraldo Baldo. A emissora ficava no sobradinho da Rua Dr. Ulhoa Cintra.