Praticar exercícios físicos sistematicamente, além de proporcionar inúmeros benefícios no que diz respeito à saúde física, também estimula uma interação social positiva.
Isso acontece pelo fato do contato diário com outra pessoa ou um grupo de pessoas que também estão com o objetivo de melhorar sua saúde geral.
Grande parte desta interação ocorre ao frequentar uma academia, uma atividade em equipe, um parque onde várias pessoas se encontram para uma caminhada, etc. Ou seja, o momento onde se faz amigos que trocam experiências, conversam sobre diversos assuntos, riem e se divertem.
Acredito que, neste aspecto, podemos dizer que o mais importante é o quanto a pessoa se envolve naquele círculo social e não a carga do exercício que faz.
Os benefícios sociais, como o aumento das amizades, são fatores importantes para se entender como o exercício físico está relacionado à saúde mental. E isso pode prevenir ou reduzir pela metade as chances do aparecimento de sintomas de depressão e ansiedade.
Segundo um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos EUA, quanto mais e melhores laços sociais as pessoas desenvolvem, melhor é a saúde em diferentes fases da vida.
Observo o comportamento das pessoas em academias onde realizo atendimentos e noto os alunos iniciantes, muitas vezes tímidos, inseguros, e como, com o passar do tempo, isso se modifica. Ele passa a fazer parte daquele grupo, que busca a mesma rotina saudável e, então, passa a interagir com as pessoas a sua volta a ponto de realmente sentir, e fazer falta, quando por algum motivo é necessário se ausentar.
Percebo também a alegria ao se reencontrarem após um final de semana ou uma viagem, a empolgação para contar algum acontecimento alegre em suas vidas, o quão bem isso faz e os efeitos positivos na saúde.
Então, lembre-se sempre que os laços sociais são importantes em nossas vidas, e a prática de uma atividade física regular pode, sim, proporcionar isso.
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física