sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoEditorialA importância de ler os rótulos dos alimentos

A importância de ler os rótulos dos alimentos

Todos os alimentos e suplementos possuem tabelas nutricionais, também conhecidas como rótulos. Estas informações são relativas às quantidades de vitaminas, gorduras, proteínas por porção, valores diários de referência, entre outros. Esta tabela também é utilizada para fornecer informações nutricionais que auxiliam as pessoas que buscam um estilo de vida saudável e principalmente pessoas com restrições alimentares e alergias.

Os rótulos podem fazer toda diferença na hora de escolher um alimento ou suplemento alimentar. Eles podem até facilitar a compra de um produto pelo seu custo-benefício. No entanto, nem todas as pessoas têm o hábito de consultar as embalagens ou até mesmo não entendem as informações que estão ali contidas. Desta forma nem sempre fazem as escolhas corretas para seu objetivo.

No Brasil, o órgão regulador dos rótulos é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ela determina que eles devem conter obrigatoriamente informações sobre sua denominação, identificação de origem e característica, lista de ingredientes, exceto se for alimento que contenha único ingrediente, peso líquido, origem, lote, prazo de validade e ainda as instruções de preparo e principalmente as informações nutricionais.

Basicamente é preciso entender a lista de ingredientes. Você sabia que esta lista está sempre em ordem decrescente? Isso significa que o primeiro ingrediente é o que tem em maior quantidade e o último em menor. Exemplificando: um pão integral deve conter na sua lista como primeiro ingrediente a farinha de trigo integral, se for farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e depois a farinha de trigo integral, este pão não deve ser considerado integral. Saber disso pode ser determinante para a compra do produto correto, já que embalagens bonitas e preços atrativos chamam a atenção do consumidor.

É preciso também avaliar a quantidade descrita no rótulo. Nem sempre as informações se referem à embalagem toda do produto, mas sim de uma parte dele, então é preciso se atentar para não ingerir mais açucares ou gorduras do que o necessário.

Muita gente ainda se limita a contar calorias, e isso pode ser um problema, pois não são somente as calorias que importam quando queremos ter uma alimentação balanceada e saudável. Um exemplo disso é consumir um produto “zero” caloria, já que esses produtos podem conter muito sódio e não ter fibra alguma na sua composição. Isso de fato pode ser considerado um alimento saudável? Produtos de baixas calorias nem sempre fazem bem à saúde.

Entender os rótulos e saber utilizá-los faz parte da busca de um estilo de vida saudável, para fazer boas escolhas e para que você tenha conhecimento do que realmente está consumindo. Lembre-se: quanto menos ingredientes, melhor!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments