sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIALColunistasA importância do sono para o ser humano

A importância do sono para o ser humano

Várias pessoas têm problema com noites mal dormidas, por diversos motivos, e recebem a indicação de se exercitar para melhorar tanto a qualidade quanto a duração do sono, o que é um dos benefícios da atividade física. De forma inteligente, a natureza retribui o cansaço gerado no corpo com um período de melhor recuperação deste.

Com quem já pratica atividade física e por algum motivo sofre queda na qualidade e/ou duração do tempo de sono que estava acostumado, é frequente que ocorra queda no desempenho. Eis um ciclo entre sono e exercício, no qual o excesso ou a ausência de um dos itens tende a desequilibrar o outro.

O período do sono é indispensável para nosso corpo, pois é durante essa fase que apresentamos grande janela anabólica (na qual há síntese e produção de diversos “itens” do corpo) para nos recuperarmos do período em que ocorreu predominância do catabolismo (degradação) ao longo do dia. Se exercitar é um ótimo exemplo de estímulo catabólico para o corpo, afinal o intuito do treino é gerar um déficit para que o corpo se recupere e produza mais do que o que havia antes (processo conhecido no treinamento desportivo como supercompensação).

Tomemos como exemplo a corrida: o resultado do treino é redução nos estoques de energia, além de grande sobrecarga gerada nas articulações e musculatura. Durante o período de descanso, em especial dormindo, há reposição dos estoques energéticos e “reconstrução” dos tecidos músculo-articulares.

Sendo assim, aqueles que treinam de forma efetiva e adequada, mas não repetem a mesma qualidade no quesito dormir, acabam desperdiçando grande parte do esforço feito, além de caminharem a passos largos para queda na imunidade, surgimento de lesões, transtornos humorais, redução no desempenho, dentre outros aspectos negativos. Costumeiramente, as noites de festas e bebedeiras reduzem o período de descanso, sendo o álcool um outro agente que contribui, e muito, para piora da saúde e desempenho.

Desta forma, esteja atento aos finais de semana, pois é um período que costuma apresentar drástica mudança na rotina de muitos – aos que vão dormir muito tarde e levantam cedo para treinar, tenham cuidado redobrado, pois a repetição desse ciclo não costuma resultar em coisa boa.
Sono em dia é meio caminho andado para o sucesso, independentemente do caminho escolhido.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments