Quase um a cada dois adultos apresenta excesso de peso corporal. Algo que, segundo estudos científicos, aumenta não só a probabilidade do surgimento de doenças degenerativas do sistema cardiovascular, mas também o risco de aparecimentos de diferentes problemas ortopédicos e doenças relacionadas ao metabolismo.
O professor e doutor em Medicina do Esporte e Biologia, Jurgen Weineck, classifica como a principal causa de excesso de peso e obesidade, a desproporção da ingestão calórica e do consumo de energia. Este consumo é dependente da atividade corporal.
O exercício físico é uma estratégia não medicamentosa de combate à obesidade. A sua prática regular é essencial para acelerar o processo de emagrecimento e preservar a saúde do organismo.
Dentre os efeitos dos exercícios a esse combate, estão a melhora da composição corporal, promovendo a perda da gordura; estimulação da resposta termogênica do organismo; fortalecimento da imunidade; aumento da sensibilidade à insulina, além de trazer efeitos psicológicos positivos como a melhora da autoestima e redução da ansiedade.
Através da combinação de uma reeducação alimentar e aumento da atividade corporal, é a maneira mais efetiva para a eliminação do peso corporal excessivo. Lembre-se de sempre procurar profissionais qualificados e credenciados pelos seus respectivos Conselhos. Movimente-se para uma vida mais saudável.