sábado, julho 13, 2024
INICIALVariedadesA indústria automobilística preparada para o 5G

A indústria automobilística preparada para o 5G

A tecnologia 5G tem a capacidade de mudar a forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia e com o mundo ao seu redor. A indústria automotiva não será uma exceção. Com o uso dessa tecnologia, será possível conectar carros com outros carros, semáforos, oficinas, cartões de crédito e até mesmo pizzarias, em tempo real. Essa tecnologia pode mudar não só a forma como dirigimos, mas também a forma como a indústria automobilística produz seus veículos.

Com o 5G, os carros conectados poderão receber e transmitir dados diretamente de outros veículos próximos, sensores de estrada e de infraestrutura, o que poderá melhorar a segurança no trânsito e prever situações que possam causar acidentes, como pontos de congestionamento e vias interditadas. Além disso, os dispositivos conectados ao 5G processam e reagem a dados quase que de imediato, o que permitirá o desenvolvimento de carros autônomos que se deslocam sem intervenção humana.

A Ford, por exemplo, anunciou recentemente a paralisação do projeto Argo AI, feito em parceria com a Volkswagen e com a Lift para desenvolver carros autônomos de nível 4, que se deslocam sem intervenção humana. Uma das maiores dificuldades alegadas pela fabricante é a falta de escala. A marca entende que a estrada para alcançar um modelo de negócios lucrativo será longa, e por esse motivo voltou seu enfoque a projetos autônomos de nível 2 e 3, que sempre exigem a presença do motorista.

No entanto, a falta de infraestrutura nas cidades é uma questão central que continua sendo um obstáculo para a implementação da tecnologia 5G nos carros. A Ford afirmou que continuará trabalhando em sistemas de monitoramento inteligente, tecnologias de controle remoto do veículo e visualização de status de agendamento de serviços, o chamado “FordPass”.

A IoT (Internet das Coisas) contribuirá para os processos produtivos na indústria automobilística. Já existem métodos e equipamentos em fase de implantação para atender a processos de produção da indústria 4.0, como integração de maquinário, software, Internet das Coisas, computação em nuvem e robótica. A conectividade inteligente melhorará a segurança, reduzirá a poluição e baixará até o preço do seguro do carro.

Em resumo, a tecnologia 5G traz uma nova era para a indústria automobilística, com novos modelos de negócios e inovações tecnológicas que prometem mudar a forma como as pessoas dirigem e como os carros são produzidos. Entretanto, para que isso aconteça de forma efetiva, será necessário investimento em infraestrutura e a criação de regulações adaptadas à cultura local.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments