sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosA máscara da Coreia é do Brasil

A máscara da Coreia é do Brasil

Quem assistiu ao jogo do Brasil contra a Coreia do Sul talvez tenha ficado intrigado e, por esse motivo, farei um comentário. Bem, o Son, jogador coreano, usa máscara por recomendação médica, após passar por uma cirurgia no rosto devido a uma lesão. O adereço serve como uma proteção para pancadas ou para novas lesões.

Son, atleta do Tottenham, se machucou em 1º de novembro deste ano em uma partida contra o Olympique de Marseille, na fase de grupos da Champions League. Son fraturou quatro ossos próximos ao olho esquerdo após se chocar com o ombro de Mbemba, do time francês.

Agora, o que poucos sabem é que essa tecnologia foi desenvolvida por brasileiros. O acessório que ele usou nos jogos é muito semelhante ao item de proteção usado por Thiago Rodrigues, goleiro do Vasco da Gama-RJ, e foi desenvolvido pelo dentista Marcelo Lasmar, do Atlético-MG, que é primo do médico do Galo e da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar. O trabalho foi feito em conjunto com o cirurgião buco-maxilo-facial, Milkle Pessoa, e o dentista radiologista, Vinícius Machado.

O equipamento foi produzido com alta tecnologia. Na parte interna, por exemplo, o material usado foi o Etileno Acetato de Vinila (EVA), que é um polímero emborrachado, flexível, com propriedades adesivas e componentes à prova d’água. Já a parte externa foi feita com fibra de carbono e resina epóxi, tudo baseado na impressão 3D da face do goleiro, o que lhe garante um produto que molda o rosto do arqueiro, proporcionando mais conforto.

Assim, agora se encontrar um jogador dentro de campo com máscara no rosto, saiba que o motivo não é estético. O objeto é para ter maior segurança e proteção na face, evitando novas lesões.

Esse é mais um exemplo de como nós, brasileiros, estamos avançados em todos os setores e, na saúde, não é diferente. Hoje, talvez você não saiba que nossa cidade é referência em cirurgia plástica e em tratamentos dentários, no Brasil e no Exterior, existindo pessoas que estão vindo passear, no Brasil, e deixando os últimos dias do passeio para realizar cirurgias corretivas ou tratamentos odontológicos.

E isso tudo gera riquezas para o país e para a nossa cidade. Cada dia mais nosso comércio, nossos bares e restaurantes e nossos prestadores de serviços precisam se preparar para oferecer atendimentos em outras línguas. Essa demanda, no passar dos anos, crescerá. Então, não espere, comece hoje a pensar em como se planejar para esse novo público.

Boa semana.
Fique atento às novidades!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments