Uma vez ouvi algo que guardei – “nem sempre perder é perder, e nem sempre ganhar é ganhar; há momentos que perdemos mas estamos ganhando; e outros que aparentemente ganhamos, mas estamos perdendo”. Parece que este pensamento está alinhado com a palavra de Jesus Cristo em MT 10:39 – Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.
Creio que você já ouviu ou leu mais que uma vez nos últimos dias sobre o ano perdido; 2020 o ano perdido!!! Será isso mesmo? Creio que não!!! O sol ainda nasce a cada amanhecer, os pássaros ainda cantam, os rios ainda correm e as estrelas ainda nos dão o seu brilho. Marc Tawil escreveu: “A vida independente de nossos problemas e dos muitos pesares segue em frente. Apesar dos muitos vírus que circulam e matam nesse planeta azul”. Claro que isso não significa que não devemos chorar as milhares de morte e o abalo econômico social que enfrentamos.
Na verdade haverá sim perdas, pois estamos na guerra e na guerra todos perdem algo! Devemos, no entanto, refletir que este pode ser um ano pra se ganhar também. Ganhar mais amor, compreensão, humildade, união, solidariedade, fé e oportunidades para se reinventar e superar crises. O que fará a diferença é como nos transmutaremos e não como ficaremos abalados!! O jogo é outro, as regras são outras é hora de crer, inovar e transformar. Hora de atravessar a escuridão e romper para um novo amanhecer!
Perder ou ganhar está ligado a prioridades que temos. Nem Covid-19 e nenhuma outra praga irá tirar de nós as coisas mais importantes e essências da vida. Não se deixe levar pelo sentimento de “ano perdido”. Mas, use esse tempo como “matéria prima”, para seu crescimento e amadurecimento.
Como conclusão, é valiosíssima a promessa que Deus fez em sua palavra no livro de Joel 2:25-26 que diz: E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
Com Deus nada está perdido!
Abraços