sábado, novembro 30, 2024
INICIALOpiniãoArtigosA Placa da Cruz

A Placa da Cruz

Uma das coisas que estamos bem-acostumados em nosso cotidiano é com sinalização. Seja no trânsito urbano, nas rodovias, bancos, shoppings ou comércio em geral, as placas fazem parte da nossa vida. Uma placa serve para sinalizar, indicar, mostrar uma direção. Uma placa sempre anuncia algo.

A Bíblia também é um livro de sinalizações. Deus, querendo se comunicar com os homens, muitas vezes falou na linguagem dos sinais. Alguns sinais são bem conhecidos, como o arco-íris no céu, que aponta para a aliança de Deus com a terra. A estrela de Belém que anunciava o nascimento de Jesus, a ceia e o batismo que também apontam verdades espirituais. Porém, a sinalização mais importante foi a placa da cruz, que foi pregada por Pôncio Pilatos. Algumas palavras de ironia escritas a mão em um pedaço de madeira, que dizia: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus. Era algo que parecia tão simples e fácil de ignorar!

Será que alguém leu? Será que alguém compreendeu? E por que uma placa acima da cruz? E por que ela foi escrita em três línguas? Hebraico, latim e grego. E por que os evangelhos deram tanta importância a essa placa?
A placa estava lá escrita em três dos idiomas principais do mundo antigo. João 19:19. Há, pelo menos, duas respostas a essas perguntas. A primeira é porque Deus quer falar em todas as línguas. Não há nenhum idioma que Ele não possa falar. A placa continha uma única mensagem escrita, porém em várias línguas, e todos que por ali passassem poderiam ler: Jesus, Rei dos Judeus.

Isso significa que Deus deseja falar com cada um de nós em nossa própria língua, em nosso próprio entendimento. A segunda resposta é que não existe ninguém que Deus não possa usar para cumprir os seus planos.
O homem que ordenou a colocação da placa foi alguém que jamais poderíamos imaginar; o insensível e sanguinário Pilatos. A lição que temos aqui é que Deus pode usar qualquer um para anunciar o seu propósito.

Havia dois homens bem perto dessa placa, conhecidos como os dois ladrões crucificados. Um leu a placa e o outro não! Um, em sua cegueira, blasfemava e zombava de Cristo. O outro, porém, ao ler a placa disse: “lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. A placa falava do Rei, que obviamente possuía um Reino.

Esses dois homens são uma figura e representam toda a raça humana. Alguns lerão a placa e entrarão na eternidade. Outros, porém, ignorarão a sinalizações de Deus e tragicamente mergulharão nas trevas para sempre. Amigo leitor de O Popular, não ignore as placas de Deus. Elas lhe darão segurança e vida eterna. Que Jesus seja o teu Rei.
Um abraço.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments