quinta-feira, abril 3, 2025
INICIALColunistasPorcentagem de brasileiros que fazem exercícios cresceu

Porcentagem de brasileiros que fazem exercícios cresceu

Observamos que, cada vez mais, as pessoas estão buscando a prática de alguma modalidade esportiva, ou exercícios físicos.
Vemos isso no aumento do movimento das academias, estúdios, locais públicos e parques como, por exemplo, o Complexo Lavapés, em Mogi Mirim. Em horários como início da manhã e final da tarde, inúmeras pessoas utilizam este local para realizar caminhadas, corridas, andar de bicicleta e até mesmo levar seu animal de estimação para passear. Tudo é movimento!

O site Agência Brasil divulgou uma pesquisa feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2017, na qual descobriu que, entre os anos 2006 e 2017, a quantidade de corredores aumentou 194% no país.
Outras modalidades esportivas também foram mencionadas e foi possível constatar um aumento significativo em suas práticas, como o interesse pelos esportes de luta, em que as artes marciais como Judô, Karatê e Kung Fu tiveram um aumento de 109%.
A pesquisa indicou também que a caminhada vem sendo praticada por 33,6% da população e, a musculação, por 17,7%.
Outro dado importante é que 37% da população das capitais brasileiras realizam, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana e, como já discutimos aqui em outras edições, este é o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os pesquisadores dividiram o nível de atividade física em quatro domínios: tempo livre (lazer), atividade ocupacional (trabalho), deslocamento e tarefas domésticas.
E, quanto ao perfil das pessoas pesquisadas, houve um predomínio destes hábitos em homens (43,4%), pessoas nas faixas etárias de 18 a 24 anos (49,1%), de 25 a 34 anos (44,2%) e que possuem completos 12 anos ou mais de escolaridade (47%).
A pesquisa mostrou ainda as capitais brasileiras onde menos se pratica atividade física: São Paulo (29,9%), João Pessoa (34,45), Recife (35,2%). Já as que apresentam os melhores índices são: Distrito Federal (49,6%), Palmas (45,9%) e Macapá (45,5%).
Isso é motivo de grande comemoração para nós profissionais da saúde. E vamos seguir em frente, para que a cada ano, mais pessoas criem a consciência de cuidar da sua saúde.

 

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments