sábado, novembro 23, 2024
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A Saúde em Mogi Mirim

Como defensor da participação popular irrestrita, da democratização efetiva de toda sociedade na política, como cidadão mogimiriano e atualmente como secretário de saúde gostaria de expor alguns esclarecimentos a toda municipalidade.
Primeiramente, se fosse possível, atenderia pessoalmente todas as pessoas e pacientes, mas infelizmente isto não é possível. A rotina do secretário inclui dezenas e dezenas de processos a despachar que incidem responsabilidade, pois são decisões firmadas pelo gestor por força de lei. Acompanhamento das despesas, dos convênios, dos repasses, das questões do funcionalismo, da organização das equipes, das respostas ao MP, Conselho, Câmara Municipal, imprensa e rede social. Reuniões internas e reuniões externas, deslocamentos constantes.

É uma rotina que vai da aquisição de um medicamento importado de alto custo, a organização das ações contra a dengue, a um cadeado quebrado de porta de UBS. São infinitas demandas brotando durante todo dia. Demandas ilimitadas para um orçamento, tempo e estrutura finita, além de apoio insuficiente do Estado que gasta com saúde o limite mínimo permitido por lei (12%).

Algumas vezes li e ouvi acusações sobre descaso da secretaria com as pessoas ou com o atendimento. Ainda não havia me manifestado, primeiramente por estar absolutamente tranquilo quanto a nossa preocupação em dar assistência digna aos usuários e também devido ao desgaste da jornada diária que consome a energia mental até o esgotamento. Posso garantir que os funcionários da secretaria de saúde trabalham com o coração, da forma mais humana possível, e uma dedicação incansável.

Uma das melhores experiências pela qual passei na vida, diga-se de passagem. Momentos difíceis, mas outros de satisfação, como o acordo firmado esta semana com a nossa exemplar Santa Casa, garantindo atendimento contínuo a população em um hospital filantrópico referência no estado de SP.

As legislação somada a uma cultura comportamental prejudica a qualidade do serviço público em qualquer esfera e nível hierárquico. Este é um ponto que mais cedo ou mais tarde o país terá que enfrentar. Por hora, continuaremos lutando dia após dia para dar o melhor atendimento a população , enfrentando uma das piores crises econômica e política da história.

A secretaria possui uma Ouvidoria e técnicas preparadas para filtrar e encaminhar todos os casos, gerentes e coordenadores das UBS, do Cem, da Vigilância, pessoas estas capacitadas para atender as necessidades de cada usuário, além de um Conselho Municipal atento e ativo. As reclamações devem ser formalizadas e não virar discussão de boteco, pois só assim o sistema evolui.

Contem com minha total disposição para fazer o melhor que estiver a meu alcance nesta fase final desta missão tão honrosa a qual me foi conferida.

Jonas Alves Araújo Filho, o Joninhas, secretário de Saúde e de Governo

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