sábado, setembro 14, 2024
INICIAL☆ Capa EntretenimentoA verdadeira data de fundação de Mogi Mirim na coluna Memorial

A verdadeira data de fundação de Mogi Mirim na coluna Memorial

Mogi Mirim é vítima de diversas polêmicas: a real data de fundação do Mogi Mirim Esporte Clube, a grafia do nome da cidade, a data de fundação de nossa terra. Uma dessas polêmicas já foi resolvida: a grafia do nome da cidade, existindo duas leis, municipal e estadual que são definitivas. A data de fundação do Mogi Mirim Esporte Clube já foi provada com ampla documentação com textos, fotos e depoimentos, mas que, teimosamente, ainda não foi oficializada pelo clube. Mas, talvez, a maior polêmica de todas é sobre a data de fundação de Mogi Mirim!
Nascida da bravura dos paulistas
O brasão, oficializado em 1935, afirma que Mogi Mirim nasceu graças a bravura dos paulistas, os Bandeirantes. Ora, isso ocorreu entre 1719 e 1721, com a vinda em nossa terra das Bandeiras de Paschoal Moreira Cabral e de Bartolomeu Bueno da Silva Filho (o 2° Anhanguera) e que aqui estabeleceram os primeiros habitantes. Deveríamos considerar as datas de 1719 e 1721 como as de fundação? Em meu entender, não.

Criação do Município
Atualmente, comemoramos como fundação de Mogi Mirim o 22 de outubro de 1769. Está certo? Não! Como elevação a município ou emancipação, mas nunca, jamais, como fundação! Porque 15 anos antes (1754) Mogi Mirim já era importante, possuía 72 casas habitadas e cerca de 430 habitantes. Em 1751, tinha um contingente militar com 143 soldados, possuía armazéns e tavernas, olarias e produção de açúcar e aguardente. Dezoito anos antes do 22 outubro de 1769, Mogi Mirim já existia oficialmente e era importante!
Em 1° de novembro de 1751, Mogi Mirim foi elevada à freguesia, o que, para as antigas leis coloniais, portuguesas, significava a fundação oficial de uma povoação! Essa é a verdadeira data a comemorar como fundação!
Se, teimosamente, continuarem a comemorar o 22 de outubro, que seja simplesmente como criação do município e, nunca, como fundação! Essa nossa afirmação não é solitária. Está apoiada por antigos historiadores e por um órgão de grande competência e credibilidade: a Academia Paulista de História!
É tamanha a confusão de nossas autoridades municipais que, erroneamente, duas leis fixaram a data de fundação de Mogi Mirim! A lei n° 603, de 20 de abril de 1967, que fixava em 3 de abril o dia da “Fundação” de Mogi Mirim, e a Lei n° 683, de 1° de abril de 1969 determinando a data de 22 de outubro como “Fundação”. Duas leis, duas datas, dois erros históricos!

Resumo
É preciso levar-se em conta que em 1° de novembro de 1751, quando Mogi Mirim foi elevada à freguesia, o Brasil era uma colônia portuguesa e, portanto, sujeito às leis emanadas da sede, Portugal, que considerava a fundação oficial de um povoado, como o de Mogi Mirim, na época, como sendo a data de elevação à freguesia. Desse modo, pelas antigas leis, a fundação de Mogi Mirim foi em 1° de novembro de 1751. Com território definido!
Essa é a verdade pura e simples, documentada por lei! Depois de todas essas informações, pergunto ao amigo leitor sua opinião: qual data máxima devemos comemorar, a da criação do município (emancipação) ou a data de fundação e nascimento registrada oficialmente?

 

Túnel do Tempo: Em 1°de novembro de 1751, foi criada a Freguesia de Mogi Mirim, com território desmembrado da Freguesia de Mogi dos Campos (atual Mogi Guaçu) e com área de 9 léguas, do Rio Atibaia até o Rio Mogi Guaçu.

Preceitos Bíblicos

Irmãos: Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus”. (Fl 4, 6-7)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments