quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIALOpiniãoArtigosAcidente como o de Brumadinho pode acontecer em Mogi Mirim?

Acidente como o de Brumadinho pode acontecer em Mogi Mirim?

No último dia 25 de janeiro, ocorreu o maior acidente de trabalho da história do Brasil, o rompimento de uma barragem da empresa Vale, na cidade de Brumadinho. Até quarta-feira, foram totalizados 99 mortos e mais de 250 pessoas ainda desaparecidas.

Diante desse contexto, algumas questões vêm à nossa mente. O que causou esse acidente? Foi uma catástrofe natural? Quem são os responsáveis por esse acontecimento? Quem são os responsáveis por essas mortes? Os diretores da Vale? O presidente? As pessoas que trabalhavam no momento? Os engenheiros responsáveis pelo funcionamento da represa?

As respostas para essas questões estão sendo apuradas e, em alguns meses, o Ministério Público Federal irá se pronunciar sobre quem são os verdadeiros responsáveis por essa tragédia. Mas, isso resolverá os problemas das famílias que perderam entes queridos? Creio que conforte, mas não resolve o problema, não só das famílias, mas como da sociedade civil.

Diante do ocorrido, trago algumas reflexões. Será que nossa cidade, Mogi Mirim, está livre desse tipo de acidente? Será que as obras no município são realmente seguras? Pontes, viadutos, prédios, barracões industriais e comerciais, escolas, ambientes públicos, instalações elétricas, entre outras, são seguras para utilização dos munícipes?

Será que quando fazemos uma obra ou serviço em nossa casa, comércio ou indústria contratamos profissionais realmente competentes para tal função? O que eu, como cidadão mogimiriano, posso fazer para que isso não ocorra onde vivemos ou até mesmo em nossa cidade?

Essa conscientização vem de dentro de casa, nas pequenas reformas ou obras que fazemos. Qualquer tipo de obra ou serviço técnico deve ser projetado e executado por profissionais habilitados e com conhecimento técnico necessário para o serviço. Temos que cobrar o Poder Público a fazer isso e ainda fiscalizar as obras e serviços técnicos em todo o município.

A Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mogi Mirim (ASEAAMM), juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA/SP), vem fazendo a parte dela. Temos uma Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF), que visa defender a sociedade de maus profissionais na área técnica. Caso queiram conhecer um pouco mais nosso trabalho, acesse os sites www.aseaamm.org.br e www.creasp.org.br.

Dessa maneira, todos podemos contribuir para que acidentes, como esse que ocorreu em Brumadinho, não aconteçam próximos de nós. Faça você também o dever de casa.

Thiago Henrique Ananias Raimundo, engenheiro eletricista/telecomunicações e mestrando em Engenharia Elétrica; é presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mogi Mirim e Conselheiro Suplente da Câmara de Elétrica do CREA/SP

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments