sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosAções e intenções

Ações e intenções

As atitudes de um indivíduo, pessoalmente ou por sua empresa, são expressão de suas intenções. Algumas pessoas marcam sua existência por feitos realizados em prol de uma coletividade enquanto outros poucos se importam com isso e, ao contrário, fazem pouco caso do que as pessoas pensam ou deixam de pensar de seus atos.

Pensar na comunidade como um conjunto de valores culturais e históricos, e prezar por ações coletivas é o que leva as pessoas a ser lembradas por tudo o que realizaram com essa finalidade. Colocar em prática ações com esse propósito resulta positivamente para o seu autor e para a comunidade beneficiada por elas. O esporte é um dos valores culturais e históricos de uma comunidade, e tem importante função de agregar diversos princípios e doutrinas aos seus praticantes, ajudando na formação e amadurecimento do cidadão.

Em Mogi Mirim, o futebol sabidamente liga os cidadãos à prática esportiva e valoriza a cultura local. E que rica história nosso Mogi Mirim Esportivo Clube carrega, pois desde sua fundação carrega o nome de nossa cidade, levando o nome do município por todo o estado e país, se tornando um importante clube de elite de futebol do interior paulista, sendo um dos times mais antigos do Brasil em atuação atualmente.

Durante muitos anos o Poder Público tem agido de forma a incentivar, fomentar e auxiliar os trabalhos e atividades do clube, subvencionando com créditos adicionais quando necessários, por convênios e demais ações para melhor estruturação e fortalecimento do clube, e partindo dessa premissa, os legisladores locais souberam reconhecer o valor cultural que tem o time que leva o nome da cidade, nosso Mogi Mirim Esporte Clube o “Sapão da Mogiana” e seguindo a mesma linha de diploma legislativo anterior, a Lei Municipal nº 1.720/88 que já havia classificado o Mogi Mirim Esporte Clube como entidade de utilidade pública municipal, os Vereadores aprovaram, em recente e célebre votação unânime a Lei Municipal nº 5693/15 onde clube foi oficialmente beneficiado com o título que de fato ostenta em seus mais de cem anos de existência declarando-o como Patrimônio Histórico Cultural do município.

A medida legislativa, merecedora dos aplausos que tem recebido da população e dos torcedores do MMEC, mostra a preocupação dos vereadores com a prática esportiva no Município, pois projetou seu nome em âmbito Nacional e Internacional, além do que a gestão séria do clube no passado mais distante, permitiu que se revelassem talentos no mundo do futebol com expressão Mundial.

A grande dedicação dos antigos diretores, associados, esportistas do clube, o amor pelo esporte, as conquistas e o passado glorioso, fizeram com que o clube ganhasse representativo número de simpatizantes e fãs, transformando o time em um verdadeiro Patrimônio Histórico, Cultural e Social para cidade, uma verdadeira identidade esportiva para sua população.
Curiosamente, os atuais administradores do clube não se somaram àqueles que aplaudiram a nova lei municipal, pois o que se tem visto é exatamente ao contrário. Lançam críticas infundadas à iniciativa dos legisladores em entrevistas e noticiários esportivos.

Não se pode esperar outra atitude dessa administração, que vem adotando gradativa dilapidação do patrimônio do clube.
Assim, enquanto outros administradores vão ser lembrados positivamente pelo que fizeram pelo futebol em Mogi Mirim, outros nunca serão esquecidos pelo que “desfizeram”.

A população e os torcedores do “Sapão” sabem quem merece o reconhecimento, e no futuro, atribuirá os louros a quem de fato colocou em prática suas boas intenções para o futebol de nossa terra.

Luiz Antônio Guarnieri é vereador filiado ao Partido dos Trabalhadores

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments