As ações realizadas pela Renovias, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária e com o apoio da Artesp (Agência de Transportes de São Paulo), durante a Semana Nacional de Trânsito, conscientizaram mais de 800 usuários da malha viária da concessionária sobre a importância da utilização do cinto de segurança, de uma travessia segura e dos cuidados com a saúde.
Foram 11 iniciativas em praças de pedágios e nas bases do policiamento rodoviário, por exemplo, com a entrega de folhetos e a orientação dos motoristas e pedestres, além da disponibilização de 719 frascos de álcool 70% e 693 máscaras de proteção facial, ressaltando a importância de cuidar da higiene e da saúde em época de pandemia.
Além das ações com foco na utilização do cinto de segurança e de travessia segura, a Renovias promoveu também mais uma edição do Bate Coração, voltado aos caminhoneiros, com a disponibilização de exames e consultas gratuitamente na Área de Descanso da concessionária, em Mogi Mirim. Foram cinco dias, com o atendimento de 130 pessoas.
Foram atendidos 123 homens e sete mulheres. Desse total, 45% dos atendidos foram classificados como obesos mórbidos, ou seja, que estão na fase mais grave da obesidade; 25% como obesos; 13% com sobrepeso; e apenas 17% dos pacientes apresentavam peso normal.
Pouco mais de 90 caminhoneiros e acompanhantes disseram estar com a alimentação irregular (71%). A maior parte deles (71%) não realiza nenhuma atividade física com frequência e 63% afirmaram fazer a ingestão de bebidas alcoólicas quando não estão trabalhando.
Por outro lado, a maioria disse não apresentar quadro de sono irregular (82%), não ser fumante (82%) e não fazer uso de medicação (75%). Apenas 25% dos atendidos apresentaram a pressão arterial alterada, bem como 4% estavam com glicose alta no sangue.
Somente um paciente apresentou um quadro de eletrocardiograma alterado e, assim como os demais, este foi orientado pelo profissional médico da Renovias a cuidar da saúde. (Da Redação)