O verão chegou e embora os cuidados com a saúde e a pele sejam necessários durante todo o ano, é nesse período que a procura por soluções rápidas para colocar o corpo em dia começam a surgir. A acupuntura, técnica milenar da medicina chinesa, também pode ser uma aliada para tratamentos estéticos nesta estação e uma boa alternativa para complementar os tratamentos tradicionais para combater alguns males como, flacidez, celulite, rugas e gorduras localizadas.
“A acupuntura na estética pode ser uma ferramenta útil, complementar aos tratamentos tradicionais, e tem como vantagem, apesar de ser um procedimento médico invasivo, não introduzir substâncias estranhas ao organismo, tendo como principal efeito adverso o hematoma e contraindicação da eletroacupuntura para quem usa marca passo”, explica a médica acupunturista, Maria Assunta Y. Nakano.
A acupuntura estética pode tratar qualquer tipo de alteração na pele, desde que em grau leve a moderada, sendo a melhor indicação a prevenção (principalmente para envelhecimento de pele como flacidez e rugas). Celulites, estrias, queloides, olheiras, cicatrizes de acne e melasma estão na lista dos problemas tratáveis e a melhora pode ser visível, em média, de quatro a cinco sessões.
Seja no corpo ou no rosto, os resultados podem ser visualizados com uma sessão quando as alterações são leves, mas em média cinco sessões são necessárias para começar a observar o efeito da acupuntura (casos de alterações moderadas). O reconhecimento da acupuntura como alternativa e complementação a tratamentos alopáticos cresce a cada dia e dados estimam que, a cada ano, 150 médicos graduam-se na especialidade. Engana-se quem pensa que os benefícios da técnica milenar param por aí.
Para problemas de rugas faciais e flacidez, o tratamento se inicia com avaliação dos músculos acometidos por meio de técnicas de sedação e tonificação dos músculos, assim como tonificação da pele para estimular os fibroblastos a produzirem colágeno e a elastina. No caso de gorduras localizadas, a técnica de sedação ajuda a dissolvê-la, e a técnica de tonificação com pontos motores ajuda a promover melhor circulação, assim como tonificação dos músculos e também da derme.
Além disso, o tratamento também libera endorfinas, gerando assim a sensação de bem-estar geral. Para a médica, a acupuntura estética pode tratar qualquer tipo de alteração na pele desde que não esteja em graus avançados. “Todos os tratamentos visam, em primeiro lugar, o equilíbrio energético de cada um e posteriormente a atuação localizada de cada uma dessas alterações”, explica.